1. Garante consistência nos treinos
Treinar todos os dias de manhã faz com que você se mantenha firme para honrar o compromisso de malhar. Você sabe como é: no no fim da tarde, muitas vezes bate um desânimo após um dia corrido e estressante e, aí, a vontade de pisar na academia praticamente some. “Exercitar-se pela manhã é uma boa tática para não deixar a malhação em segundo plano”, conta Guilherme Munhoz, educador físico da Bodytech Eldorado, em São Paulo.
Leia mais: Ganhe até duas horas no seu dia com mudanças de hábito simples
2. Regula os hormônios no momento de que você mais precisa
Você sabia que os níveis de cortisol, o hormônio do stress, atingem seu pico pela manhã? Aí, exercitando-se, você o mantém sob controle e já começa o dia com pique total para resolver as tarefas do dia a dia. Aliás, essa motivação toda que a malhação proporciona é outro motivo pelo qual é melhor colocar o esqueleto para se mexer logo pela manhã. “O exercício libera hormônios que estimulam o corpo e podem até atrapalhar o sono caso o treino aconteça muito tarde”, conta Munhoz.
3. Alivia dores no corpo
Se você dormiu de mal jeito e acordou sentindo um incômodo nas costas ou no pescoço, a atividade física pode ser uma boa alternativa para aliviar essa sensação porque trabalha os músculos da região – só não vale pegar muito pesado nesses dias.
Leia mais: 5 dicas para ter mais disposição ao treinar de manhã
4. Melhora a organização das refeições
Acordar e já se preocupar com o lanche pré e pós-treino faz com que você desenvolva uma consciência maior em relação às outras refeições do dia. “A tendência é você pensar duas vezes antes de comer alguma besteira e comprometer todo o esforço do dia”, diz o educador físico.
Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA