Durante a pandemia, muita gente passou a trabalhar em casa e abandonou a academia — por boas razões, é claro. Mas mesmo com a campanha de vacinação já em sua quarta dose em diferentes regiões do país, esses hábitos tendem a se manter.
Assim, ficar muito tempo sentada ou deitada pode ocasionar uma série de dores nas costas e afetar, principalmente, a coluna lombar. Isso porque a musculatura responsável por estabilizar nossa coluna (principalmente os músculos do abdômen e a musculatura da região lombar) passa a ficar mais relaxada e enfraquecida, aumentando ainda mais as pressões sobre a coluna.
As soluções? Não deixar a atividade física (com supervisão) de lado, além de fazer pausas de tempos em tempos para apostar em movimentos benéficos para o seu corpo:
1TWERK NA CADEIRA
Pois é, o movimento que conquistou as gringas (tanto quanto o nosso quadradinho) aciona os músculos da coluna e alivia as tensões na lombar.
Para fazer twerk na cadeira, sente-se ereta na cadeira, apoie os dois pés no chão e jogue o quadril para frente e para trás. Repita esse movimento de balanço de 15 a 30 vezes, de forma suave e sem forçar demais.
2MOVIMENTO DE OMBROS
Para fazer uma rotação de ombros da maneira certa, sente-se na cadeira, puxe os ombros em direção às orelhas e aproxime as escápulas. Em seguida, deslize os ombros para baixo, afastando-os das orelhas e segurando-os para trás. Aperte e segure de 5 a 10 segundos, depois relaxe e repita de 5 a 10 vezes.
PARA O PESCOÇO
Não se trata de verificar se você passou desodorante esta manhã, mas um ótimo alongamento para músculos tensos na parte de trás do pescoço — que podem, inclusive, causar dores de cabeça.
Por isso, sente-se ereta, gire a cabeça e direcione o nariz para a axila como se estivesse cheirando. Usando o mesmo braço da axila, levante a mão para a parte de trás da cabeça. Segure cada lado por 10 segundos e repita algumas vezes sempre que sentir o pescoço tenso.
POSTURA
Para liberar a tensão da parte de trás das costas, precisamos primeiro liberar a tensão puxando da frente. A maioria de nós passa grande parte do dia com os braços à frente, seja digitando em um teclado, usando o telefone ou até mesmo dirigindo o carro, o que pode causar uma posição curvada quando dos ombros.
Comece pegando um rolo de espuma (ou uma toalha enrolada) e deite-se de costas no chão, de modo que o objeto corra da lombar até o topo da cabeça. Em seguida, abra os braços para o lado e fique assim por até 15 minutos, permitindo que o peito se abra.