Continua após publicidade

Treino em circuito: rápido, divertido e indicado para quem quer emagrecer

Profissional explica como funciona esse tipo de treinamento e quais benefícios ele oferece para o corpo e a saúde

Por Ana Paula Ferreira
15 jul 2024, 16h00
Veja a indicação de um treino de circuito
Veja a indicação de um treino de circuito (ArtPhoto_studio/Freepik)
Continua após publicidade

Se você não é fã de passar horas dentro de uma sala de musculação, é muito provável que se identifique mais com um treino em circuito. De acordo com a ciência, se trata de um tipo de atividade caracterizado pelo revezamento de diferentes exercícios com baixo tempo de descanso, que tem se mostrado como um dos mais efetivos para a perda de gordura não só durante a prática, mas também durante duas horas após o seu final.

A conclusão divulgada por publicações científicas como a Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, tem motivado um aumento da demanda por treinos funcionais no Brasil, levando a modalidade ser apontada pelo American College of Sports Medicine (ACSM) como uma das principais tendências fitness do país.

De acordo com Bruno Silva, profissional de educação física e treinador da Smart Fit, tamanha popularidade dos treinos em circuito na atualidade está ainda relacionada com outros elementos, como seu caráter lúdico e sua aplicabilidade para praticantes com perfis diversos.

Continua após a publicidade

“Esses treinos são uma boa estratégia para quebrar um pouco a sensação de monotonia que algumas pessoas têm em relação à musculação. Além disso, eles trazem resultados positivos não só para quem quer emagrecer, mas também para quem busca melhora no perfil lipídico e hipertrofia muscular”, afirma.

Dizer que os treinos funcionais são versáteis, no entanto, não significa afirmar que eles não possuem contraindicação. Segundo Silva, indivíduos que buscam desenvolver força máxima e potência devem evitar a modalidade, já que as cargas praticadas neste caso exigem muita precisão e técnica na execução.

“Além disso, a prescrição do circuito exige cuidado quando tratamos de alunos em processo de reabilitação ou com baixa aptidão física. Afinal, os circuitos tendem a produzir uma intensidade elevada e uma alta demanda metabólica”, concluiu.

Continua após a publicidade

Sugestão de treino em circuito para emagrecer

Se você ficou curioso para saber como funciona um treino em circuito na prática, confira abaixo o vídeo indicado pelo treinador Bruno Silva para você experimentar a modalidade:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.