Continua após publicidade

Lis Luciddi: o treino na busca de equilíbrio mental e profissional

A atriz conta com exclusividade como mantém o corpo saudável

Por Larissa Serpa
Atualizado em 5 dez 2023, 16h29 - Publicado em 2 dez 2023, 13h30

Lis Luciddi impressiona não apenas pelo currículo — a baiana ganhou prêmios de melhor atriz no festival LATCA de cinema com o filme Baby Trap e também com o filme O Conto da Perda, no festival POE em SP — mas também pela aparência.

O corpo da atriz deixa claro que sua dedicação não está apenas em sua arte mas também nos cuidados com sua saúde e com a mente.

Em entrevista exclusiva para Boa Forma, ela conta um pouco sobre essa rotina para cuidar do corpo:

Lis Luciddi
(//Divulgação)

:: Você mencionou sobre uma imagem distorcida de si mesma recentemente. Pode compartilhar?

Achei curioso como me via de forma distorcida quando usei por uns 4 anos o implante de gestrinona (como contraceptivo e para ganhar tônus muscular). Nossa! Fiquei com um trapézio do Hulk e não notava (me revi na série Insustentáveis esses dias [Prime Video] e me assustei). Tenho tendência a definir superiores, mas meu corpo definiu bem como um todo. Ficou bem legal, mas tirou minha neutralidade como atriz. Busco sempre ser um quadro em branco para compor personagens diversas, mas virei um estereótipo de academia sem me dar conta.

Continua após a publicidade

Resolvi tirar (contrariada!) temporariamente o implante para congelar óvulos e – uau! – me apaixonei pelo meu corpo sem o hormônio. Foi mágico. Optei por não recolocar. Hoje uso o diu de prata. Preciso treinar beeem mais pesado pra tonificar? Preciso. Mas eu que lute. Literalmente.

:: Quais são os exercícios ou modalidades de treinamento que você mais gosta de praticar para manter a forma?

Sem nenhuma dúvida, luta e dança. Um dia ainda incluirei musculação nessa resposta, mas, por enquanto ela entra na força do ódio (risos).

:: Qual é a importância da defesa pessoal em sua vida e como isso influencia sua rotina de treinos?

A minha história com a luta não se iniciou com o foco em defesa pessoal, mas em cenas de ação. Sou apaixonada por coreografias de luta, o elemento plástico dos golpes, movimentos. Comecei a treinar Muay Thai em Salvador porque não achei Stage Combat (aula de combate para cena, que treino hoje) por lá. Sempre dei o sangue nas aulas e quando o professor dizia: “acerta ele!” Eu pensava: “ele quem, gente? Só quero golpes bem executados e bonitos de assistir”. Definitivamente sou uma praticante convicta de Stage Combat, né?

Mas é claro que, “de brinde”, me sinto muito mais segura pra transitar nas ruas sendo uma praticante de luta. Faz toda a diferença, embora espere nunca precisar usar além das aulas e gravações.

Continua após a publicidade

:: Você tem alguma dica para pessoas que desejam incorporar a defesa pessoal em sua rotina de exercícios?

Eu sempre vou recomendar o treino de luta porque sou apaixonada pela modalidade para manutenção de saúde e boa forma. Então as pessoas que pensam em treinar defesa pessoal podem procurar esta modalidade específica e fazer um strike: saúde, boa forma e segurança.

Lis Luciddi
(//Divulgação)

:: Como sua rotina de treinos evoluiu ao longo do tempo, especialmente considerando sua carreira de atriz?

Eu respiro minha profissão, então, em tudo que eu faço, tenho ela em mente. Como falei, busco repertório para compor personagens sempre. Então treino, além da luta, tiro, Pole Dance (outra paixão), ballet, dança popular. Elementos para oferecer a personagem quando precisar e me cuidar ao mesmo tempo.

:: Quais são os maiores desafios que você enfrenta ao manter uma rotina de treinos enquanto trabalha na indústria do entretenimento?

Sem dúvida os horários incertos. Não poder fixar horários e dias é um prato cheio para a autossabotagem. Socorro, Deeeus!!!

Continua após a publicidade

:: E como você consegue conciliar sua rotina com a gravação da novela “A Infância de Romeu e Julieta”?

Marco minhas aulas de luta de acordo com o roteiro de gravações da novela, que sai toda quinta pela manhã. A musculação (insubstituível) é algo que tento sempre incluir. Quanto à alimentação: cozinhar não é uma de minhas habilidades (risos), então encomendo quentinhas fit congeladas para o dia a dia. Como umas bobagens e tomo uns drinks? Sim! Mas nunca solto o leme.

:: Você diria que a preparação física e os treinamentos ajudam você a desempenhar o papel de Telma na novela?

Telma é uma figura! Me divirto fazendo e assistindo. Ela é sedentária convicta e negligente com a saúde. Meus treinos me ajudam com a consciência corporal de que preciso ter para fazer as cenas de luta completamente desengonçada. Telma só apanha e passa vergonha na academia. É hilário. É mágico como tudo é repertório para um ator, mesmo que às avessas.

:: Você segue algum tipo de dieta específica para manter sua boa forma?

Sou acompanhada pela nutricionista e prima Gabi Lucidi. Não sou vegetariana mas não amo carne, então ficamos na luta para que eu capriche da proteína de alguma forma. Com um histórico de apetite infantil, mato um leão por dia pra me alimentar adequadamente. E sempre repito pra mim: “comer é bom, mas me sentir forte e gostar da imagem no espelho é bem melhor.”

:: Qual é a importância da atenção e do equilíbrio emocional em sua busca pela boa forma? 

O mundo nos convida à autossabotagem, né? Comidinhas, bebidinhas, amigos, colegas de trabalho, aniversários, enfim, tentações (que adoro, por sinal). Trabalho com uma autoimagem minha na cabeça e ela precisa estar no espelho, ou ligo o sinal de alerta. Sou sempre muito exigente comigo. Trabalho o merecimento mental “mereço o melhor, mereço muito”. E então faço acontecer e busco sempre superar. Pessoalmente não acredito no “me cuido mais ou menos”.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.