Prepare-se para mergulhar em busca da paz interior de um jeito inusitado. Estamos falando de uma nova modalidade aquática, com sede em Bali, que leva os praticantes a 12 metros embaixo d’água para meditar e realizar movimentos da ioga.
A instrutora e gerente geral Jelena Vukosavljevic contou ao Daily Mail Austrália que o método desperta o sentimento de estar de volta ao conforto e aconchego do útero. “Zentsu é um método de relaxamento praticado em águas calmas do mar ou de um lago. A terapia faz o seu corpo balançar de um lado para o outro em uma frequência similar aos movimentos do útero”, explica Jelena.
Fazer ioga embaixo d’água ajuda no controle da respiração, aumenta a capacidade dos pulmões, aumenta o foco na meditação e diminui o stress, além de reduzir o risco de lesões. As aulas têm um limite de 4 alunos por mergulho e a profundidade depende do nível de experiência do praticante. Segundo Jelena, 12 metros é a profundidade máxima permitida.
Para praticar a nova modalidade, pode ser usado um equipamento de mergulho comum ou a Ocean Reef Integrated Dive Masks (máscaras de mergulho intregado), que permite a respiração por meio do nariz e da boca e possibilita que os praticantes conversem entre eles ou com as pessoas do barco. Apesar disso, a instrutora recomenda que o exercício seja praticado em silêncio para que a meditação seja mais efetiva.
Confira, abaixo, como funciona uma aula: