Engana-se quem pensa que ioga se resume a uma técnica de meditação e relaxamento. A prática fortalece pernas, core e braços e ainda melhora a saúde. A marjaryasana (sequência das foto), por exemplo, ajuda a aliviar dores nas costas. “Ao sincronizar a respiração com o movimento de arquear a coluna e, depois, as escápulas, você faz uma massagem na região”, explica Milla Monteiro, professora de ioga e nova colunista da BOA FORMA.
Além disso, a última fase da sequência alinha a coluna, o que diminui os desconfortos. Se você passa boa parte do dia sentada, não deixe de praticar a “postura do gato”, como também é conhecida.
Veja também: Sem dor nas costas com exercícios
MILLA MONTEIRO ENSINA
A. Fique em quatro apoios com os punhos alinhados com os ombros e os joelhos com o quadril. Inspire, elevando o peitoral e formando um U na região lombar. Olhe para cima.
B. De forma dinâmica, ao expirar, arqueie as escápulas, empurrando o umbigo em direção às costas e alongando os braços. Direcione seu olhar para a ponta do nariz. Faça de 3 a 8 respirações
C. Depois, eleve o braço direito e a perna esquerda, mantenha a respiração fluida e sustente a postura como se houvesse alguém puxando-a pelas extremidades. Faça de 3 a 8 respirações cada lado.