1. Dor muscular
O incômodo pós-treino é comum, mas o excesso de exercício físico impõe uma dor constante, mesmo durante a prática de atividades leves. “Mesmo sem ter feito muito esforço, você sente como se tivesse realizado um treino extenuante”, explica Vanessa Branco, educadora física da Bodytech JK Iguatemi, em São Paulo.
2. Enjoo
O mal-estar e a dor de estômago são sinais de que você tem que pegar mais leve. “Quando você faz exercícios, principalmente os de alta intensidade, o sangue deixa o sistema gastrointestinal para abastecer os músculos trabalhados, que precisam de oxigênio. Isso pode causar náuseas”, explica Vanessa.
3. Tontura
O stress físico intenso altera os níveis hormonais de cortisol e testosterona, especialmente entre as mulheres. Daí, a sensação de cabeça zonza dá as caras.
4. Cheiro forte
Quando você se exercita além da conta, o corpo começa a metabolizar proteína e, como consequência, aumenta os níveis de amônia no organismo. “A liberação desse composto acaba sendo feita pela urina e pode intensificar seu odor”, diz Vanessa. É possível também que a substância seja liberada por meio do suor.
Leia também: Defina bumbum e abdômen com treino da Mulher-Maravilha
5. Irritabilidade
A atividade física tem o poder de melhorar o humor e aumentar a disposição, mas, em excesso, causa justamente o efeito contrário. O exagero sobrecarrega o sistema nervoso simpático. “Isso causa irritabilidade, alterações de humor, ansiedade, dificuldade para se concentrar e insônia”, enumera Vanessa.
6. Perda de apetite
“A American College of Sports Medicine já comprovou que o exercício vigoroso demais suprime transitoriamente o apetite”, revela Vanessa. Um indivíduo que exagera constantemente na atividade física sem dar o tempo necessário para que o corpo se recupere, não consegue reverter esse processo no curto prazo.