A atividade física é indispensável para cuidar da saúde não apenas do organismo mas também da mente. Entretanto, por aumentar a temperatura corporal, o suor e o acúmulo de sujeira e bactérias, ela pode acabar provocando alguns problemas indesejados, entre eles, espinhas, irritações, alergias e ressecamento dos fios. Mas, não precisa se preocupar! Com alguns cuidados antes, durante e após o treino, é totalmente possível prevenir tudo isso. A seguir, o dermatologista Dr. Amilton Macedo te conta o que você pode fazer para se movimentar sem comprometer a saúde e aparência da sua pele e cabelo. Veja:
ANTES DO TREINO
- Limpe a pele
O primeiro cuidado que você deve ter antes de ir treinar é garantir que o seu rosto está livre das impurezas e da oleosidade excessiva, pois isso vai possibilitar que a sua pele respire tranquilamente durante os movimentos, reduzindo os riscos de condições dermatológicas. Segundo o médico, o ideal é utilizar um sabonete suave para que não ocorra nenhum ressecamento.
- Hidrate
Durante o treino, suamos bastante, e isso pode comprometer a hidratação natural da nossa pele, fazendo com que ela fique áspera e com descamação. Para evitar essas alterações, antes de praticar qualquer exercício, “é essencial passar um hidratante leve e não comedogênico (que não obstrui os poros)”, diz o Dr. Amilton.
- Aplique o protetor solar
Especialmente se você for se exercitar ao ar livre, não deixe de aplicar um protetor solar de amplo espectro. “Mesmo em dias nublados, os raios UV podem causar danos à pele“, ressalta.
- Evite maquiagem
Para treinar, é aconselhável deixar de lado o uso de maquiagens pesadas, uma vez que elas podem obstruir os poros e, como consequência, aumentar as chances de surgimento de espinhas, cravos e irritações, de acordo com o dermatologista.
- Prenda o cabelo
Além de ser uma opção bem mais prática, manter os cabelos presos durante a prática de atividade física é fundamental para que eles não embaracem ou fiquem em contato direto com o suor.
“Atenção: não tensione muito o elástico, pois pode causar quebra e danos aos fios. Opte por penteados mais soltos e gentis com os cabelos“, alerta.
- Utilize um protetor térmico
Aplicar um creme de proteção térmica antes ajuda a minimizar os efeitos negativos que podem aparecer em razão da transpiração e do calor, prevenindo o embaraço, a quebra e o frizz. Também é indicado o uso do produto se houver a intenção de utilizar secador ou chapinha após a rotina de exercícios físicos.
- Proteja os cabelos do sol
“Se estiver se movimento em um parque, em uma praça ou em outros ambientes abertos, use um chapéu ou boné para proteger os cabelos dos danos causados pelos raios solares“, recomenda o Dr. Amilton.
DURANTE O TREINO
- Beba bastante água
Esse hábito é imprescindível para que a pele e o cabelo se mantenham resistentes aos danos que podem surgir devido à desidratação que ocorre durante a atividade física. “Além disso, manter o corpo hidratado, colabora para a liberação de toxinas“.
- Evite o manuseio
“As mãos podem transferir sujeira e bactérias para a pele e cabelos. Então, evite tocá-los”, orienta.
DEPOIS DO TREINO
- Limpe novamente
Após a prática de atividade física, nada melhor do que tomar um banho revigorante para eliminar o suor e a sujeira acumulados no corpo e no cabelo. Nesse momento, certifique-se de não usar a água muito quente e priorize a utilização de shampoos e sabonetes suaves.
- Utilize um condicionador potente
“Passe um condicionador hidratante nas pontas dos cabelos, evitando a raiz. Isso auxiliará na reposição da hidratação perdida durante o exercício“, fala o médico.
- Não esfregue os cabelos
Um dos cuidados mais importantes para prevenir o rompimento das madeixas é realizar movimentos delicados ao lavá-las. Isso porque, quando esfregamos vigorosamente, acabamos prejudicando a fibra capilar, tornando-a mais frágil e vulnerável aos danos.
- Faça uma secagem suave nos fios
Se, na hora de retirar o excesso de água do cabelo, você tem o costume de esfregar com uma toalha comum, saiba que isso é extremamente prejudicial para a saúde capilar, sendo um fator responsável pelo frizz e pela quebra. Na verdade, o ideal é que esse processo seja realizado com uma toalha de microfibra ou com uma camiseta de algodão.
- Aposte em cosméticos hidratantes para a pele
Depois de uma rotina de treinos intensa, é esperado que a pele, tanto do rosto quanto do corpo, fique suscetível ao ressecamento e à irritação. Sendo assim, mesmo que você já tenha passado um hidratante antes de ir se exercitar, aplique-o novamente, a fim de repor a umidade perdida durante a movimentação.
- Não esprema espinhas
Percebeu que apareceram espinhas ou cravos após os exercícios? Não esprema! “Essa prática piora a inflamação e pode deixar cicatrizes“, alerta.
- Deixe de lado o uso de calor
Quando terminamos de treinar, o nosso cabelo já está mais sensibilizado e enfraquecido devido à transpiração e aos movimentos. Por esse motivo, nessa hora, o uso de secadores, chapinhas ou babyliss é contraindicado, já que elas podem elevar as chances de possíveis problemas.
- Mantenha uma hidratação semanal
As máscaras de tratamento podem ser as grandes aliadas se você treina com frequência. Afinal, elas recuperam a integridade dos fios após a exposição a agentes como a poluição, o suor e a radiação solar. O dermatologista explica que é preciso utilizá-las semanalmente para obter os melhores resultados.