Abacate é bom para imunidade e intestino: mais benefícios!
Além de auxiliar na imunidade e atuar na prevenção de doenças cardíacas, o abacate é rico em vitaminas e minerais
Famoso por ser ingrediente-chave de pratos salgados como guacamole ou toasts, o abacate acabou se tornando uma fruta aproveitada como um alimento doce no Brasil, servido como vitamina com leite ou acompanhado de mel, açúcar e limão, por exemplo.
Apesar do seu alto teor calórico, ele pode ser um grande aliado das dietas e auxilia na saciedade, na prevenção de doenças cardíacas, reduz o colesterol e até mesmo previne câncer e derrame. Saiba, a seguir, mais sobre os benefícios dessa fruta tão versátil e saborosa!
Benefícios do abacate
Em estudos publicados no Journal American Heart Association, cientistas afirmam que o consumo semanal do abacate reduz em 21% os riscos de ataques cardíacos. Além disso, os benefícios do abacate também são usados para melhorar a produção de lavouras e até como cosméticos, em máscaras faciais e produtos capilares.
“O abacate é rico em vitaminas A, B e K, é fonte de minerais como potássio, manganês, ferro, cobre e zinco, contém fibras, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, aquelas consideradas boas para o organismo”, aponta Soraia Batista, nutricionista da Pluxee.
“Apesar de calórica, a fruta é pobre em gordura ruim e não contém colesterol e sódio. Quando consumida de forma moderada, traz mais sabor e enormes benefícios à saúde”, completa.
Segundo a profissional, os principais benefícios desse alimento são:
- Ajuda na imunidade;
- Auxilia no aumento do HDL (colesterol bom), na redução do LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos, prevenindo doenças cardíacas;
- Protege os olhos;
- Previne doenças como câncer, derrames e insuficiência renal;
- Contribui para o bom funcionamento do intestino;
- Aumenta a saciedade, evitando o consumo excessivo de comidas;
- É bom para a pele;
- Alivia os sintomas de artrite;
- Importante para os ossos.
Como consumir a fruta?
Soraia explica que, para controlar as calorias do abacate, o indicado é evitar a adição de açúcar, optando por adoçantes no preparo de sobremesas. Outra sugestão é preferir usar a fruta em saladas, molhos, patês ou como acompanhamento de pratos salgados.
“Opte por consumir até 100g da fruta por dia. Além disso, consulte um profissional de nutrição para encontrar a melhor forma de introduzir o abacate na sua alimentação”, ela orienta.