Você pratica esporte e tem o sonho de fazer muitas tatuagens pelo corpo? Calma lá: talvez seja bom se contentar com uma ou outra tattoo, já que lotar braços, pernas e costas com os desenhos pode interferir na liberação de suor, segundo um estudo que será publicado na edição de julho de 2017 do periódico Medicine and Science in Sports and Exercise.
Leia mais: Quanto mais transpira, mais eficiente é seu treino?
A pesquisa – conduzida por pesquisadores da Faculdade Alma, localizada no estado de Michigan, nos Estados Unidos – incluiu dez pessoas que tinham muitas tatuagens em um dos lados da parte superior do corpo (tronco, costas ou braço). Os cientistas estimularam quimicamente tanto partes tatuadas da pele quanto áreas que não receberam a tintura.
E os experts notaram algo que nenhum outro estudo havia demonstrado. “A pele tatuada produzia metade do suor que a pele sem tatuagem”, revela Maurie Luetkemeier, professor da instituição que conduziu a investigação. “Além disso, o suor da pele com tattoo tinha significativamente mais sódio”, complementa.
Entenda: 9 tatuagens de peso de academia para você se inspirar
Em entrevista à revista americana Shape, Luetkemeier disse que a tinta das tatuagens afetaria as glândulas sudoríparas, que excretam o suor. Sobre o teor de sódio encontrado, o estudioso comentou que pode ser indício de que o material usado para fazer as tattoos impediria que uma parte do sódio encontrado naturalmente no suor seja reabsorvido pelo organismo. Ainda não se sabe se isso pode causar alguma deficiência nutricional.
E se você está achando que não suar é uma boa, nada disso! Reter muito calor durante o exercício pode fazer o corpo ficar superaquecido e entrar numa condição conhecida como exaustão pelo calor, que leva a desmaios, tontura, fadiga, náusea e dor de cabeça.
Fique por dentro: 8 tatuagens fitness para se inspirar e mostrar seu estilo de vida
Se você já tem o braço ou o corpo todo fechado com tatuagens, não precisa se desesperar. De acordo com os autores do artigo, mais estudos são necessários para validar os achados. “Pesquisas futuras podem esclarecer se indivíduos muito tatuados têm, de fato, mais risco de sofrer com o superaquecimento”, diz Maurie Luetkemeier. Até que a ciência chegue a uma conclusão, vale aquela velha dica de beber água antes, durante e depois do exercício, para garantir que seu corpo esteja o tempo todo hidratado.
Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA