Continua após publicidade

5 táticas para diminuir o consumo de sal na comida

No Brasil, os casos de hipertensão aumentaram e prestar atenção ao que se come é fundamental para manter a saúde em dia

Por Mariana Amorim (colaboradora)
Atualizado em 24 ago 2017, 19h43 - Publicado em 30 nov 2015, 17h46

Todo dia você faz tudo sempre igual? É hora do almoço e, por mais que a comida esteja bem temperada, você não resiste e adiciona mais sal ao prato? Saiba que esse hábito pode trazer sérias consequências para a saúde. O consumo excessivo desse tempero é um dos responsáveis pelo crescimento da hipertensão na população brasileira, que pode ser desencadeada por hereditariedade, maus hábitos alimentares, idade, peso, sedentarismo, estresse e tabagismo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de 30 milhões de pessoas no país sofrem com a hipertensão arterial sistêmica, que pode levar a doenças cardiovasculares. A situação é preocupante, pois estamos no sexto lugar entre os países com alta taxa de mortalidade por doenças cardíacas.

Na maioria das vezes, a hipertensão arterial não apresenta sintomas, porém, em casos mais graves ou prolongados, pode causar dores de cabeça, vômito, falta de ar ou visão embaçada. Como prevenção ou parte do tratamento, a Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda evitar adicionar sal à comida e não consumir alimentos com alto teor de gordura saturada e colesterol. Prefira ingredientes integrais e óleos vegetais que apresentem gorduras insaturadas. É importante, também, manter o peso adequado, praticar atividades físicas e não fumar.

Dicas para manter uma alimentação equilibrada

1. Menos sal, por favor:

Alimentos preparados com temperos em pó ou caldos não necessitam da adição de mais sal após o preparo. Eles, naturalmente, já possuem uma alta taxa de sódio.

2. Afasta de mim esse saleiro:

Retire o saleiro da mesa. Desta forma é possível evitar a adição excessiva do condimento na comida.

3. Escolhas magrinhas:

Priorize carnes magras como frango, peixe e carne vermelha sem gordura aparente. E prepare de forma cozida ou assada — esqueça frituras!

4. Gorduras do bem:

Opte por fontes de gorduras boas como castanhas, cremes e óleos vegetais, pois elas fazem bem ao corpo e ajudam no processo de emagrecimento.

5. Mais saúde:

Consuma diariamente frutas, verduras, legumes e leguminosas. Fibras são ótimas para a saúde do intestino, além de saciar a fome por mais tempo.

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.