Continua após publicidade

Vagina esportiva: quando você sente desconforto ao fazer exercícios

Você sente irritação, coceira e até um odor diferente ao praticar exercícios?

Por Larissa Serpa
13 mar 2023, 08h09
mulher de roupa de ginastica segurando a vagina, como se sentisse dor | dores íntimas
 (Kamonwan Wankaew / EyeEm/Getty Images)
Continua após publicidade

A prática de exercícios ajuda a manter um peso saudável, melhora o humor e aumenta a energia. Também promove a saúde do sono e reduz o risco de ataque cardíaco, derrame, diabetes e alguns tipos de câncer. Ainda assim, muitas mulheres enfrentam um efeito colateral negativo do exercício chamado “desconforto vaginal”, também conhecido como “vagina esportiva”.

Continue lendo para saber mais sobre essa condição raramente discutida e o que você pode fazer a respeito.

O QUE É VAGINA ESPORTIVA

Vagina esportiva não é uma condição médica oficial. É um termo para desconforto vaginal que ocorre com o exercício. Suas áreas vulvar e vaginal produzem suor, o que pode causar desconforto vaginal quando você vai à academia, especialmente se não usar roupas adequadas.

A região vaginal é uma área muito delicada que necessita de cuidados para prevenir que esses resíduos se acumulem e atinjam a região interna que acarretara no desenvolvimento de doenças tais como a candidíase, tricomoníase, vaginose bacteriana, infecção urinária ou cistetite. “Com o aumento da umidade e temperatura, a propagação de fungos e bactérias é maior”, adverte a médica Loreta Canivilo, ginecologista.

lábios vaginais
Os lábios vaginais são responsáveis por proteger o trato gênito-urinário feminino (Dainis Graveris / Pexels/Divulgação)

SINTOMAS DA VAGINA ESPORTIVA

Continua após a publicidade

Os sintomas da vagina esportiva podem ser leves ou graves, dependendo do tipo de exercício, da intensidade do exercício e da frequência com que você se exercita. Os sintomas podem incluir:

  • coceira vaginal
  • vermelhidão vaginal
  • irritação vaginal
  • atrito vaginal
  • odor vaginal forte

COMO EVITAR A VAGINA ESPORTIVA

Muitas mulheres não pensam em sua saúde vaginal quando se exercitam – até que algo dê errado. Siga estas etapas para minimizar ou prevenir o desconforto vaginal durante e após o exercício:

Limpeza: não vá para casa ou faça recados após o treino sem ir ao vestiário. Se possível, tome um banho. No mínimo, lave a área vaginal e troque as calcinhas e calças encharcadas de suor.

Continua após a publicidade

Use roupas de ginástica adequadas: calças de ioga apertadas podem ser bonitas, mas muitas não são respiráveis e causam atrito durante o exercício. Use roupas íntimas de algodão e escolha roupas de treino mais soltas feitas de materiais naturais que repelem a umidade.

Aplique protetor: Não é mais recomendado usar pó de talco nos órgãos genitais. Em vez disso, você pode aplicar uma fina camada de emoliente, como Calmoseptine, vaselina ou pomada A+D, antes do exercício.

Não ignore os sintomas: um pouco de coceira ou irritação vaginal após exercícios vigorosos não é incomum. Se persistir, não espere que desapareça por conta própria. Você pode estar com uma infecção.

mulher tomando banho
Tome banho logo ao sair da academia (Vladimir Simovic/Thinkstock/Getty Images)

INFECÇÕES CAUSADAS POR VAGINA ESPORTIVA

Continua após a publicidade

A vagina esportiva pode causar uma infecção por fungos, que é um crescimento excessivo do fungo Candida. A levedura prospera em ambientes quentes e úmidos, como uma vagina suada. Os sintomas de uma infecção por fungos podem incluir:

  • corrimento espesso e branco que lembra requeijão
  • coceira vaginal, que pode ser intensa
  • queimação vaginal, especialmente quando em contato com a urina
  • sexo doloroso
  • vermelhidão vaginal

A maioria das infecções fúngicas não desaparecem sozinhas. As opções de tratamento incluem supositórios e cremes antifúngicos de venda livre, medicamentos antifúngicos vaginais prescritos e medicamentos antifúngicos orais prescritos. Tomar probióticos e comer alimentos ricos em probióticos, como iogurte, pode ajudar a prevenir infecções fúngicas.

Outra infecção que prospera em ambientes quentes e suados é a vaginose bacteriana (VB). É causado quando o equilíbrio de bactérias boas e ruins em sua vagina fica fora de sintonia. A VB pode causar odor vaginal de peixe e corrimento cinza. Nem todos com BV apresentam sintomas.

Às vezes, a VB desaparece sem tratamento, mas a VB persistente pode ser tratada com medicamentos prescritos, como metronidazol ou clindamicina.

VESTIBULODINIA

O vestíbulo é a área onde sua vulva se junta a sua vagina. É uma área sensível que contém glândulas que produzem fluidos vaginais saudáveis. Vestibulodinia é uma dor persistente e inexplicável nesta área. A condição pode ocorrer sem sinais visíveis, como vermelhidão ou inflamação. O exercício não causa a condição. No entanto, se você tiver vestibulodinia, qualquer exercício que exerça pressão sobre a vulva e a vagina pode causar dor.

Continua após a publicidade

A aplicação de pomada A+D ou vaselina na área afetada pode ajudar a proteger a pele e promover a cicatrização. Gel de lidocaína e hamamélis podem ajudar a aliviar a dor e tornar o exercício mais tolerável. Mesmo assim, você deve evitar fazer exercícios que exerçam pressão sobre sua área vulvar até que seus sintomas estejam bem controlados.

.

EXERCÍCIO X ÓRGÃOS DA PELVE

O prolapso de órgãos ocorre quando os músculos da região pélvica enfraquecem e os órgãos pélvicos, como a bexiga, o útero e o reto, saem do lugar e pressionam a vagina. Isso cria uma protuberância na vagina.

Exercícios que fortalecem os músculos do assoalho pélvico, como os exercícios de Kegel, podem ajudar a prevenir o prolapso de órgãos pélvicos. Mas alguns exercícios, como levantamento de peso, pular corda, pular em um trampolim, trabalho abdominal intenso, corrida e aeróbica de alto impacto, podem piorar o prolapso. Se você tiver um prolapso, pode ser necessário tentar e errar para determinar quais exercícios não agravarão a condição.

Continua após a publicidade

CONCLUSÃO

Se você sente desconforto vaginal regularmente durante o exercício, é hora de avaliar seus hábitos de treino. Dê uma olhada no seu guarda-roupa de exercícios. Substitua qualquer roupa apertada por roupas mais soltas feitas de tecidos respiráveis. Se você é fã de ciclismo ou ciclismo indoor, que pressiona sua vagina, tente algo diferente para ver se sua condição melhora.

Se a irritação vaginal persistir, você pode ter uma infecção ou outra condição que requer tratamento. Procure seu médico para uma avaliação.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.