Continua após publicidade

Como ter pernas de ginasta: guia para definição e fortalecimento

Segundo profissional, músculos podem ser alcançados aliando treinos direcionados a hábitos do dia a dia

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 9 out 2024, 18h43 - Publicado em 9 ago 2024, 20h00

O desempenho das atletas de ginástica durante as Olimpíadas de Paris deu o que falar nos últimos dias. Mas, além da precisão nos movimentos e da força usada nas apresentações, a definição do corpo também chamou a atenção e foi alvo de elogios do público. Mas, afinal, como é possível apostar na musculação para ter pernas de ginasta?

De acordo com Bruno Silva, treinador da Smart Fit, se exercitar na frequência correta é um excelente caminho para conquistar as pernas dos sonhos, com definição e força semelhantes às das medalhistas olímpicas. Segundo ele, áreas das pernas como bíceps femoral, o reto femoral e a região anterior do complexo do quadríceps, muito usadas pelas atletas, são os principais músculos a serem estimulados.

Uma maneira de melhorar os treinos é trabalhar grupos musculares agonistas, que tendem a contrair durante um movimento e antagonistas, que tendem a relaxar, tensionando assim musculaturas contrárias em uma mesma sessão.

Continua após a publicidade

Silva destaca que outro fator importante no ganho de massa magra é o intervalo entre exercícios, que permite o descanso da região e favorece a musculatura. “Quando falamos de treinos de perna, o intervalo ideal de tempo entre as cargas de treino deve ser de 36 a 48 horas”, aponta.

Ele ressalta que, além da atividade física, há fatores externos que podem influenciar no tempo para se alcançar os resultados desejados. “Fatores como uma maior variabilidade nos exercícios, o controle do estresse e do sono são também muito relevantes quando falamos dos resultados e da velocidade com que se quer alcançá-los”, finaliza.

A seguir, você confere o treino que Silva preparou para melhorar a definição e tonificação das pernas.

Continua após a publicidade

Treino de musculação para ter pernas de ginasta

Treino A – Trabalho multiarticular

Treino B – trabalho monoarticular (agonista/antagonista), musculaturas opostas

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.