Continua após publicidade

Flexão de ombro: o que é, como fazer e quais músculos trabalha

O ombro é uma região do corpo importante para vários movimentos que fazemos no dia a dia. Confira como fazer a flexão de ombro para deixá-lo mais forte

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 14 mar 2024, 18h00 - Publicado em 14 mar 2024, 17h59
Veja qual a importância de trabalhar a região do ombro no treino
Veja qual a importância de trabalhar a região do ombro no treino (Freepik/Divulgação)

Apesar de serem esquecidos ou ignorados por muitas pessoas na hora de treinar, os ombros têm uma função superimportante em uma série de movimentos que fazemos no dia a dia. Diante disso, exercícios de flexão de ombro são fundamentais para trabalhar e fortalecer essa região.

“A flexão dos ombros ocorre quando você levanta os braços e os levanta acima da cabeça”, explica Cody Braun, especialista em melhoria de desempenho, ao Beachbody.

Trata-se de um movimento que você provavelmente realizará ao longo do dia sem nem perceber como, por exemplo, levantar uma criança, chamar um táxi e pegar algum alimento na prateleira de cima da cozinha.

Segundo o profissional, este movimento também é essencial para a maioria dos esportes que utilizam a parte superior do corpo. Toda vez que um jogador de vôlei dá um passe ou um atacante de basquete lança uma cesta de três pontos, eles estão usando a flexão dos ombros.

Continua após a publicidade

Exercícios que utilizam flexão de ombros

Como a flexão dos ombros é um movimento diário tão comum, um treino de força completo deve incluir exercícios que trabalhem essa região do corpo. Aqui vão algumas opções:

1

Elevação frontal de ombro

Continua após a publicidade
2

Desenvolvimento de ombro com pegada neutra

Alongamentos para músculos ativados na flexão de ombro

O

Continua após a publicidade

pode ajudar a melhorar a flexibilidade e prevenir lesões. Então, faça esses movimentos após qualquer treino que inclua os exercícios de flexão de ombros.

1

Alongamento peitoral

Continua após a publicidade
2

Alongamento peitoral com bola de estabilidade

 

Quais músculos são usados na flexão do ombro?

Os músculos de flexão do ombro incluem o deltóide, o peitoral maior e o coracobraquial. A cabeça anterior do deltóide e a cabeça clavicular do peitoral maior são os motores principais para a flexão do ombro, e o coracobraquial é o músculo sinérgico, ou seja, que auxilia as articulações principais. Veja como esses músculos funcionam em seu corpo:

O deltóide, músculo arredondado em forma de triângulo localizado na parte superior do ombro, consiste em três “cabeças” ou partes: a cabeça anterior (frontal), a cabeça lateral (meio) e a cabeça posterior (traseira). Elas se originam da clavícula e das omoplatas e se inserem no úmero (o osso do braço). Embora as três cabeças trabalhem juntas para mover o braço, a cabeça anterior é a principal responsável pela flexão do ombro. Já a cabeça lateral afasta o braço do corpo e a cabeça posterior é responsável pela extensão.

Comumente chamado de “peitoral”, o peitoral maior é o grande músculo peitoral em forma de leque que se origina do esterno e da clavícula e se insere no úmero. Além de desempenhar um papel na flexão do ombro, ele funciona para mover o braço em direção à linha média do corpo e girar o braço para dentro.

Localizado na parte superior interna do braço, o coracobraquial é um pequeno músculo que se origina na escápula e se insere no úmero. Suas principais funções incluem auxiliar na flexão dos ombros para levantar os braços.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.