Continua após publicidade

Superioga: aula de ioga com ritmo de ginástica

Se a sua desculpa para não praticar ioga era o ritmo muito calmo, a Superioga pode ser uma boa pedida. Essa técnica une movimentos da aula clássica com o ritmo do fitness. Descubra mais sobre esse curioso mix

Por Maria Lúcia Zanutto
Atualizado em 26 abr 2024, 10h56 - Publicado em 3 jul 2015, 13h06

A clássica ioga ganhou mais uma adaptação: a Superioga, método mais dinâmico e movimentado da atividade. “Essa técnica funciona da seguinte forma: tudo que na aula tradicional seria estático, agora, passa a ser movimentado. Então, você nunca fica parado em uma só posição”, revela Paulo Junqueira, instrutor de ioga e criador do método. A modalidade foi criada com o objetivo de atrair os alunos que costumam desanimar com o ritmo lento da ioga.

Mas, não pense que você vai fazer vários exercícios ao mesmo tempo. Ao contrário, a Superioga exige até mais concentração que a versão regular, justamente porque as séries de movimentos acontecem em conjunto com a respiração. “Você precisa sincronizar o ritmo da respiração com os movimentos. Não tem como realizar a prática se você não estiver concentrado”, explica.

Além dos benefícios já conhecidos, a nova versão ainda proporciona maior estímulo muscular, alto gasto calórico e mais consciência corporal. Praticando por 1 hora – em nível iniciante – você perde, em média, 400 calorias. O método traz ainda cinco estilos de aulas capazes de trabalhar o corpo de maneiras distintas. Veja quais são:

 

Superioga Flow

Uma modalidade coreografada, que tem como base a escola de Vinyasa Ioga, trabalha o corpo com o objetivo de aumentar força, flexibilidade e equilíbrio.
Material necessário: Mat
Nível exigido: Intermediário e Avançado

Superioga Free Style

A base da modalidade é o Hatha Ioga, em que todos os asanas são dinâmicos. Ela trabalha o corpo todo (membros superiores, inferiores e core).
Material necessário: Mat
Nível exigido: Iniciante, Intermediário e Avançado

Continua após a publicidade

Superioga Dumbbells

São dois formatos de aula: estilo Free Style, que tem como base o Hatha Ioga e usa asanas (posições) estáticos que se tornam dinâmicos com uso de halteres. E o estilo Flow, que é fluida e coreografada e também utiliza halteres. Tem como principal objetivo trabalhar a resistência muscular localizada e o sistema cardiovascular.

Material necessário: Mat e Halteres
Nível exigido: Intermediário e Avançado

Superioga Circuit

O treino é em formato de circuito. Em cada estação, o aluno vai trabalhar um asana diferente, que poderá utilizar outros materiais ou não. A prática trabalha o condicionamento físico geral.

Material necessário: halteres, fit balls, steps, caneleiras, bastões e bosu.
Nível exigido: Iniciante, Intermediário e Avançado.

Superioga Interval

A aula mescla movimentos do estilo Flow Ioga com os do estilo Free Style. De forma separada, são executados alguns minutos de Flow e alguns no Free Style. Ela é ótima para estimular de forma intensa o sistema cardiovascular e o muscular.

Continua após a publicidade

Material necessário: Mat
Nível exigido: Intermediário e Avançado.

Confira o vídeo feito pelo professor:

https://instagram.com/p/2UaPN7R1Gf/

 

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.