Se você deixa de lado o treino de flexibilidade na sua rotina de malhação, não sabe o que está perdendo: um corpo alongado é o segredo para acertar a postura e afinar a silhueta.
Por Redação M de Mulher
Atualizado em 28 out 2016, 03h02 - Publicado em 24 jul 2014, 22h00
Foto: Thinkstock
A prática indiana é farta em posturas que trabalham a flexibilidade e a força nos músculos de uma maneira sutil. Como exigem equilíbrio e controle do corpo, você ainda exercita concentração, acalma a respiração e ganha consciência corporal.
“Tenho alunos fortes que não conseguem realizar costuras simples de alongamento da ioga porque fazem um treino para ganhar músculos grandes, mas não dominam o corpo para realizar esses movimentos”, conta a professora Wal Nunes, do Studio Yoga Integral, em São Paulo, que escolheu as posturas desta aula, boas para alongar o corpo inteiro.
À primeira vista, estas posições parecem bem difíceis, mas, com calma e concentração, você chega lá. “Alunas com dores ou problemas na coluna têm que tomar cuidado e treinar com a orientação de um professor”, avisa Wal. “O mais importante é respeitar o limite do corpo e ir evoluindo aos poucos.”
1. Halasana
Alonga costas e pernas
Deitada, pernas para o alto e braços ao lado do corpo, foque um ponto acima da cabeça. Leve as pernas separadas para trás, usando a força do abdômen e tirando as costas do solo, até uma das coxas ficar paralela ao chão. Se estiver difícil, use as mãos sob a lombar para dar impulso no início. Mantenha a postura por 30 segundos. Com o tempo, aumente a permanência.
2. Nataraja
Alonga virilha, parte de trás das coxas e costas
A. Sentada, flexione os joelhos e segure os tornozelos. Em seguida, estenda e afaste as pernas formando um V.
B. Dê um impulso com o corpo para trás, “carimbando” o solo com as costas arrendondadas, até as pernas ficarem paralelas ao chão, e volte, equilibrando-se na posição inicial. Repita mais duas vezes.
3. Postura do pombo
Alonga costas, virilha, coxas e peito
Continua após a publicidade
Sentada, perna esquerda flexionada à frente e direita estendida para trás. Braços estendidos ao lado do corpo, com a ponta dos dedos no chão. Respire, alongando as costas e abrindo os ombros. Mantenha a postura por 30 segundos e repita, tentando aumentar o tempo de permanência.