Melhores exercícios para a digestão
Já sentiu o intestino começar a trabalhar bem no meio do treino? Existe uma explicação científica para isso!
Sofre com o intestino preguiçoso ou com algum distúrbio gastrointestinal? Pois saiba que os exercícios físicos podem te ajudar a lidar com os problemas de digestão: eles estimulam a movimentação da comida pelo sistema digestivo, diminuem a inflamação na região e melhoram a saúde como um todo.
“Com o metabolismo lento, o processo de digestão de um alimento é muito maior. Isso causa um atraso no corpo em receber os nutrientes necessários para funções vitais (como circulação sanguínea)”, complementa Tauan Gomes, personal trainer, educador físico, coach e especialista em treino online.
Dessa forma, a atividade física pode contribuir para a prevenção de prisão de ventre, diverticulite e até câncer de cólon. “Os efeitos positivos também estão associados ao controle do estresse. Isso porque o sistema gastrointestinal é extremamente sensível à ansiedade, à raiva e à depressão”, finaliza o especialista.
MELHORES EXERCÍCIOS PARA A DIGESTÃO
Contudo, outros hábitos também são essenciais na hora de deixar nosso intestino funcionando como um verdadeiro relógio. De acordo com o especialista, eles incluem alimentação adequada, consumo ideal de água e sono regular. “O corpo é uma máquina que precisa permanecer em atividade constante.”
Quando se trata das melhores modalidades para a digestão, ele afirma que todas são bem-vindas — e que apenas meia hora por dia já é suficiente para gerar benefícios. Mas algumas podem ser especialmente vantajosas:
1. ATIVIDADES AERÓBICAS
Caminhada, bicicleta, elíptico, pular corda, remo, corrida… As opções são inúmeras. Elas aumentam a circulação de sangue pelo corpo todo, favorecendo o funcionamento do intestino.
2. YOGA
Assim como alongamentos e exercícios de flexibilidade e estabilidade. “Esses movimentos massageiam os órgãos internos e facilitam a passagem dos alimentos durante o processo de digestão”, explica Tauan Gomes.
Um estudo de 2016 envolvendo pessoas com doença de Crohn inativa ou leve, por exemplo, mostrou que a prática de yoga melhorou a qualidade de vida e os níveis de estresse dos participantes sem efeitos colaterais.
3. EXERCÍCIOS COM O PESO DO CORPO
Os treinos funcionais normalmente realizados em circuitos são ótimas opções, uma vez que estimulam a capacidade cardiorrespiratória. “Eles trabalham o corpo de uma forma completa, ou seja, exigem de vários grupos musculares ao mesmo tempo”, diz o personal.
Aí, com tudo funcionando adequadamente, a digestão também é aprimorada!