Continua após publicidade

Corrida no inverno: 3 dicas para manter a prática e melhorar o desempenho

Treinador compartilha orientações de hidratação e vestuário adequados para praticar a modalidade em dias de temperaturas baixas

Por Ana Paula Ferreira
18 jul 2024, 16h00

É comum que, com a chegada do frio, muitas pessoas fiquem em dúvida sobre como manter a constância da corrida no inverno, já que a mudança de temperatura pode influenciar no desempenho dos praticantes e até mesmo causar certos desconfortos.

De acordo com o treinador e embaixador da Saucony, Julio Dotti, o frio não atrapalha o treino. Pelo contrário: ele pode até melhorar o rendimento, desde que alguns cuidados sejam tomados afirma. A seguir, o profissional compartilha algumas dicas para melhorar o seu rendimento nas corridas no frio, de forma segura.

Dicas para praticar corrida no inverno

Aqueça o corpo

Aquecer é importante para qualquer exercício físico, por preparar o corpo para uma atividade segura e, no frio, não poderia ser diferente. Procure um lugar fechado e priorize mobilidade articular, ou seja, dê foco na rotação de quadril, corridas no lugar, rotação de pernas e joelhos, evitando movimentos estáticos, assim há aumento do fluxo sanguíneo, da temperatura corporal e da pressão arterial local.

Continua após a publicidade

“Fazer movimentos dinâmicos ajuda a aquecer e preparar o corpo para uma corrida de melhor rendimento, pois quando treinamos, a molécula é quebrada,  30% em energia e os outros 70%  em calor, então no frio, é mais fácil de se dissipar, gerando maior frequência cardíaca e maior gasto calórico.”, pontua o treinador.

O vestuário adequado para treinos no frio, segundo o profissional, são leggings, corta-vento, segunda pele, camisa de manga comprida, gorro, manguitos e um buff para o pescoço.  Peças que esquentam seu corpo e que, somadas ao aquecimento e ao treino, vão te auxiliar no rendimento da corrida.

Continua após a publicidade

“Dê preferência para os itens apropriados para essas atividades e que não vão atrapalhar na hora da corrida. Além disso, escolha peças que sejam de fácil manuseio, para que, conforme seu corpo for aquecendo com os exercícios, você consiga tirá-las e recolocá-las ao final do treino.”, sugere Dotti.

“Para os pés, sempre optar por meias mais grossas que ajudam no aquecimento, mas que não atrapalhem o uso de um bom tênis. Agora falando sobre eles, geralmente os mais estruturados, com um cabedal mais acolchoado e um ótimo amortecimento e maciez, são melhores em temperaturas mais baixas”, completa o treinador.

Alimentação e hidratação

Continua após a publicidade

No frio, nossa vasoconstrição aumenta para o sangue passar em menor quantidade e mais quente. Isso faz com que o corpo gaste mais energia e, como consequência, sentimos mais fome. “A dica aqui é abusar de qualquer fonte de carboidrato que aumente o índice glicêmico, para auxiliar no rendimento da corrida”, recomenda Dotti.

No entanto, o mais importante na hora de correr no frio é, segundo o treinador, cuidar da hidratação. Nas épocas mais geladas, tendemos a não beber a quantidade adequada de água. Portanto, fique atento e mantenha o mesmo padrão de hidratação em todos os climas, especialmente no frio.

“Seguindo essas orientações, é possível transformar o inverno em uma estação favorável para os treinos de corrida”, afirma o profissional. “Com o preparo adequado, a escolha do vestuário certo, atenção à alimentação e hidratação adequada, o frio pode se tornar um aliado no seu desempenho, proporcionando corridas mais eficientes e confortáveis”, conclui.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.