A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos façam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana — incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade. Uma ótima maneira de atingir o objetivo é apostando na natação, que chega a queimar quase as mesmas calorias da corrida e não prejudica as nossas articulações.
10 BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO
O esporte é tão vantajoso que as suas contraindicações são mínimas. “As restrições são poucas e específicas, como no caso de pessoas que têm alergia a alguns componentes da piscina — mas já existem aquelas sem cloros e produtos químicos”, explica o médico cardiologista Ausonius Sawczuk, do Hospital Albert Sabin, em São Paulo.
Quer motivos para começar a nadar? Confira:
1
TRABALHA O CORPO TODO
“A natação é uma atividade física que exige um esforço provocado pela resistência da água. Ela trabalha praticamente todos os músculos do corpo”, afirma. E mais:
- Aumenta sua frequência cardíaca sem estressar seu corpo;
- Tonifica os músculos;
- Constrói força;
- Constrói resistência.
Existem vários movimentos que você pode usar para trazer mais variedade ao seu treino de natação (e cada um foca em grupos musculares específicos), incluindo:
- Nado peito;
- Costas;
- Borboleta;
- Crawl;
- Estilo livre.
“O aumento do tônus muscular é proporcional ao exercício, ou seja, o crescimento não é o mesmo do levantamento de peso ou do Crossfit”, diz o especialista.
2MELHORA A SAÚDE
Enquanto seus músculos estão ficando mais fortes, o sistema cardiovascular também trabalha a todo vapor. Em comparação a pessoas sedentárias, por exemplo, os nadadores têm cerca de metade do risco de morte, aponta um estudo. Outras pesquisas já mostraram, além disso, que a prática pode ajudar a diminuir a pressão arterial e controlar o açúcar no sangue.
“O coração começa a funcionar em uma frequência menor — ou seja, ele precisa bater menos para ter o mesmo resultado”, diz Ausonius Sawczuk.
INDICADO PARA A RECUPERAÇÃO DE LESÕES
De acordo com o médico, a natação não oferece impacto — diferentemente de esportes como a corrida. Essa vantagem é especialmente importante para pessoas que estão se recuperando de lesões e/ou cirurgias, quem possui artrite ou então sofre com dores crônicas.
4AUMENTA A CAPACIDADE PULMONAR
“A capacidade pulmonar nada mais é do que quanto um paciente inspira e quanto expira — e quanto oxigênio é absorvido nessa troca”, diz o profissional.
Ou seja, com o passar dos treinos, há uma menor necessidade de uma respiração profunda para manter a oxigenação — isto é, os nossos pulmões se tornam mais adaptados e mais efetivos.
Pessoas com asma ou outras doenças respiratórias costumam se beneficiar disso. “Durante o nado, você tem que respirar de forma sincronizada ao realizar as braçadas, soltando o ar pela boca. Então, você aprende a ter uma respiração mais coordenada, o que também melhora muito a capacidade pulmonar.”
5BOA OPÇÃO PARA PESSOAS COM ESCLEROSE MÚLTIPLA OU DEFICIÊNCIAS
A natação é uma boa opção para quem tem esclerose múltipla. Isso porque a água diminui a ação da gravidade e torna os movimentos mais fáceis.
Para você ter uma ideia, um estudo descobriu que um programa de natação de 20 semanas é capaz de reduzir significativamente a dor de pacientes com essa condição. Os participantes também relataram menos fadiga, depressão e incapacidade.
6QUEIMA CALORIAS
A natação é uma maneira eficiente de queimar calorias. Uma pessoa de 72 quilos pode gastar até 423 calorias por hora se nada em um ritmo moderado. Já a caminhada queima até 314 calorias/hora; e o elíptico, 365.
7MELHORA O SONO
Assim como outras atividades. Em uma pesquisa com adultos mais velhos que sofriam de insônia, os participantes relataram um aumento na qualidade de vida e no sono após praticarem exercícios aeróbicos.
8EQUILIBRA O HUMOR
A prática regular de exercícios físicos promove a regulação de vários hormônios no organismo, incluindo aqueles responsáveis pelas sensações de relaxamento e bem-estar.
É SEGURO PARA GRÁVIDAS E IDOSOS
Gestantes e idosos têm a mobilidade reduzida devido a mudanças no centro de equilíbrio do corpo — por isso, o risco de quedas é maior.
Por diminuírem a ação da gravidade e facilitarem os movimentos, a natação e outras atividades aquáticas, como a hidroginástica, são extremamente indicadas para os dois grupos.
1 0OS PEQUENOS AMAM!
As crianças também precisam gastar energia. A natação pode ser uma ótima forma de fazer isso — afinal, a atividade é extremamente divertida e ensina os pequenos a nadar, capacidade importante para a segurança deles.