Continua após publicidade

Ballet blend: treino em vídeo para fortalecer o abdômen – faça com a gente

Criadora do método, Anna Martins, ensina uma sequência que pode ser realizada em casa

Por Daniela Bernardi
27 mar 2022, 12h28
Anna Martins, criadora do ballet blend fazendo prancha isométrica
 (Rafael Marques/BOA FORMA)
Continua após publicidade

Você se lembra da ginástica localizada do início dos anos 90? Vestindo leggings coloridas de cintura alta, a mulherada repetia os exercícios com halteres e caneleiras em uma sequência coreografada ao ritmo de músicas bem animadas. A educadora física e bailarina Anna Martins combinou os princípios de fortalecimento desta modalidade fitness com os movimentos e nomenclaturas do balé clássico e criou o ballet blend, aula disponível no Estúdio Anacã, em São Paulo. “Hoje, o método também tem influência de outros estilos, como jazz”, explica.

A ideia desse mix surgiu do desejo das próprias alunas. “Percebi que elas queriam complementar a rotina com uma atividade que também trabalhasse o físico”, diz. Mas se engana quem pensa que o ballet blend tem como objetivo deixar o abdômen rasgado ou o bumbum lá no coque. “Priorizo primeiro os benefícios mentais, como redução do stress. A definição do corpo acaba sendo uma consequência da aula”, diz Anna. BOA FORMA testou a aula e, realmente, a sessão é superprazerosa e desafiadora ao mesmo tempo (as pernas queimam e o sorriso não sai do rosto!)

Durante uma hora, as alunas fazem sequências na barra, depois no centro e, por fim, no solo. “Conseguimos envolver todos os músculos e melhorar resistência, força e fôlego.” Quase sem pausa (são de 300 a 500 calorias gastas), as séries combinam exercícios com movimento – é o caso do afundo e do battement – com posturas isométricas (agachamento parado e prancha, por exemplo). “Não repetimos inúmeras vezes o mesmo exercício, mas agrupamos aqueles que juntos promovem um resultado mais completo.”

Gostou? Confira embaixo o treino completo para abdômen que você pode fazer em casa junto com a professora Anna.

*matéria postada originalmente em 2018

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.