Sabia que você pode aproveitar tudo da jabuticaba, inclusive a casca? Aliás, é nessa parte que a fruta mais concentra antocianina, o mesmo pigmento que dá o tom arroxeado à amora, famosa por combater os radicais livres e, consequentemente, o envelhecimento precoce. “A casca ainda tem pectina, uma fibra indicada para derrubar os níveis de colesterol”, afirma a nutricionista Livia Nogueira, de São Paulo.
Leia mais: Lichia e jabuticaba
Já a parte branca contém vitaminas do complexo B, que facilitam a digestão e ajudam a eliminar toxinas. Então aproveite tudo: polpa e casca. Prepare um suco: bata 1 xícara de chá de jabuticaba no liquidificador com suco de 1 limão, água e gelo a gosto. Coe e beba em seguida. Rende 1 copo (300 ml) com 86 calorias.
As receitas a seguir utilizam principalmente a casca. Mas, claro, não jogue a polpa fora – ela também tem seu valor:
Peixe branco com chutney de jabuticaba* (clique no nome da receita ou na foto abaixo para conferir a lista de ingredientes e o modo de preparo)
*Receita sugerida pela chef Renata Rea.
Pudim de coco com calda de jabuticaba* (clique no nome da receita ou na foto abaixo para conferir a lista de ingredientes e o modo de preparo)
*Receita sugerida pela chef Renata Rea.
Chá de jabuticaba com hibisco* (clique no nome da receita ou na foto abaixo para conferir a lista de ingredientes e o modo de preparo)
*Receita sugerida pelo nutricionista Luciano Bruno, da Clínica Nutrição Eficiente, em Piracicaba (SP).
Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA