Continua após publicidade

Cross Swim: novo treino funcional com natação queima 350 calorias

A combinação de exercícios funcionais e tiros de crawl na piscina fortalece o corpo todo e ajuda a queimar gordura

Por Daniela Bernardi
Atualizado em 27 out 2023, 18h03 - Publicado em 19 out 2017, 17h02
 (Cia Athlética/Divulgação)
Continua após publicidade

Se você adora piscina, mas acha que uma aula todinha só de natação seria too much para seu fôlego (e mente – sabemos que algumas pessoas consideram a modalidade maçante), experimente o Cross Swim, treino que combina exercícios funcionais com tiros de crawl. “Todas as sequências são intervaladas, o que permite aumentar a intensidade e gastar até 350 calorias em 45 minutos”, explica o educador físico Cacá Ferreira, gerente técnico da academia Cia Athlética.

Mesmo quem não nada muito bem, pode se arriscar na água. A analista de importação Fernanda Carvalho, 31 anos, por exemplo, adora hidroginástica, crossfit, circo e ioga mas não leva jeito entre as raias. “Como as distâncias são curtas – no máximo, 25 metros – e tenho tempo para descanso, consigo adaptar a técnica e ainda fazer um esforço razoável”, conta. Vale até nadar de cachorrinho ou usar um cinto flutuador para auxílio.

Vale lerComo participar do evento BOA FORMA Experience, em São Paulo

Entre os exercícios funcionais estão burpee, salto no step, TRX e bola medicinal, por exemplo. O número baixo de repetições (entre oito e 15) é ideal para iniciantes ou para quem está voltando a malhar. A designer de BOA FORMA, Letícia Folini, estava parada há cinco meses e garante: “Fiquei dois dias sentindo as coxas e ainda matei a saudade da natação, que costumava praticar quando adolescente.”

Cross Swim: novo treino funcional com natação queima 350 calorias
(Velox/Divulgação)
Continua após a publicidade

Cada bloco tem quatro minutos, com um minuto e meio de descanso entre eles. “Na parte funcional, são três exercícios, cada um para uma área do corpo (pernas, braços e barriga)”, diz Cacá. Dependendo do objetivo do treino – que pode variar entre potência, força e resistência – as sequências mudam. No Rio de Janeiro, a novidade chega pela academia Velox Fitness com algumas diferenças, como o uso da corda de escalar dentro da piscina e com um desafio novo a cada sessão.

View this post on Instagram

A post shared by BOA FORMA (@boaforma)

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.