Nada como um bom planejamento para seu tempo render mais na cozinha. Então siga o passo a passo.
1. Monte o cardápio
As refeições principais devem ser compostas de 25% de carboidrato (arroz e massas integrais, batata-doce), 25% de proteína magra (ovo, frango) e 50% de hortaliças. Prepare suas receitas preferidas e calcule quanto vai precisar de cada item. Ou aposte nos nossos menus.
2. Leve a lista de compras
Cheque os ingredientes na despensa e anote o que está faltando. Você vai economizar tempo no mercado. Se possível, faça isso um dia antes de ir para a cozinha.
3. Cozinhe no sábado ou domingo
O ideal é preparar tudo o que vai ser consumido na semana em um único dia. Então, enquanto a água da massa ferve ou o arroz cozinha, lave as folhas ou refogue a carne. Asse todos os legumes juntos, na mesma fôrma.
Leia mais: O que é a gastrofísica e como ela pode ajudar na perda de peso
4. Divida a comida em porções
Separe as porções (tem na descrição de cada combo) e monte as refeições em recipientes separados – serão dez de comida quente e dez de salada. O ideal é optar por embalagens livres de BPA (não liberam substâncias nocivas quando aquecidas no micro-ondas). E seque bem as folhas para que a salada não murche dentro dos potes.
5. Congele
As refeições quentes podem ir direto para
o freezer. “Não precisa deixar esfriar. Quanto menor a variação de temperatura, menor o risco de proliferação de bactérias”, orienta Haline. Já a salada fria dura cinco dias na geladeira.
6. Escolha e descongele
No dia anterior, decida quais combos você vai consumir no dia seguinte, retire do freezer e deixe descongelar dentro da geladeira. Leve para o trabalho numa bolsa térmica com placa de gelo e esquente na hora.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=rG_U6RCX-0Q%5D
Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA