Está difícil acordar cedo para ir à academia? Pense em incluir alternativas fitness mais divertidas – a Zumba, por exemplo – na sua rotina. A modalidade de dança gasta cerca de 250 calorias em apenas 30 minutos e ajuda a tonificar pernas e abdômen. BOA FORMA conversou com o colombiano criador da Zumba, Beto Perez, que esteve no Brasil para a Fitness Brasil, feira do setor que aconteceu em Santos (SP), entre dos dias 29 de abril e 1º de maio. Descubra, abaixo, cinco informações que você não sabia sobre a aula que é sucesso por aqui.
5 curiosidades sobre a zumba
1Ela surgiu sem querer
“Em 1986, já era professor de ginástica e, um dia, só tinha uma fita-cassete com músicas gravadas da rádio para dar a aula – nada de acessórios! Como também tenho a formação de bailarino, improvisei por uma hora com coreografias de dança. Deu certo! As pessoas adoraram e eu decidi combinar as duas técnicas (de fitness e dança) para criar uma nova modalidade.”
Veja também: Esta mulher emagreceu 51 kg com vídeos de treino e zumba no YouTube
2Complementa o treino de corrida
“A Zumba aciona músculos que não são trabalhados em outros esportes. A corrida, por exemplo, tem sempre o mesmo movimento para a frente. Já as coreografias acabam exigindo outras áreas, como os oblíquos e os músculos laterais.”
3Suas coreografias são iguais nos 185 países
“Usamos músicas internacionais, da latina ao pop americano. Por ser bem globalizada, as coreografias são iguais nos 185 países em que a Zumba está presente. Japoneses, turcos e brasileiros dançam de forma bem parecida, com pequenas mudanças de acordo com o estilo de cada nacionalidade.”
4É para todo mundo
“Cada pessoa pode adaptar as coreografias ao seu próprio ritmo e capacidades. Se quiser gastar calorias extras, basta colocar mais intensidade nos movimentos e mexer os braços e as pernas com mais força e entusiasmo.”
5Tem uma versão alternativa – e mais power!
“Criamos a Strong by Zumba para as pessoas que querem um treino mais forte e difícil, com agachamentos, chutes e abdominais. Apesar de os movimentos serem coordenados com as batidas das músicas, ela não chega a ser uma dança. As sequências queimam mais calorias e tonificam o corpo de um jeito rápido.”