Continua após publicidade

4 dúvidas que os educadores físicos mais ouvem – respondidas!

Perguntamos ao educador físico Vinicius Possebon, criador do método Queima de 48 horas, quais são as questões mais comuns entre as alunas. Descubra aqui!

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 17 fev 2020, 15h08 - Publicado em 1 set 2017, 16h03
Mulher alongando ao ar livre com a ajuda de um personal trainer
Personal do século XXI: Samorai lista 8 habilidades que compõem o "kit" obrigatório do profissional (Jacob Ammentorp Lund/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

1. Sou sedentária. Como posso começar a me exercitar?
O primeiro passo é acabar com as desculpas para não fazer atividade física. “Não tenho tempo”, “não posso ou não consigo ir à academia” ou “no fim do dia, já estou cansada e não tenho disposição” são algumas delas. Depois disso, é fundamental fazer uma avaliação médica para saber se está apta para praticar atividades físicas — e isso é necessário para toda e qualquer pessoa, sedentária ou não, de todas as idades.

Com a liberação médica em mãos, é hora de partir para a ação! Comece alongando o corpo e, em seguida, aqueça com alguns polichinelos e fazendo uma corrida no lugar (parada). Reserve de 5 a 15 minutos do seu dia para realizar movimentos feitos com o peso do próprio corpo (como agachamentos, flexões, afundo…).

2. Quais são os melhores exercícios para perder peso?
Os mais indicados para perder peso são os de alta intensidade, mais conhecidos como HIIT (High Intensity Interval Training). Nesse tipo de treino, você faz exercícios de 4 a 15 minutos e altera seu metabolismo em até 48 horas — seu organismo continua incinerando gordura mesmo em repouso. Alguns estudos mostram que é possível alterar entre 10 e 15% o metabolismo basal, que é a quantidade de energia que nosso corpo consome para se manter vivo (em funções como bater o coração e respirar).

Leia mais: Personal trainer online: vale a pena?

3. Como conquistar uma barriga sequinha?
O processo de perda de gordura abdominal depende de um grupo de células presentes na região do abdômen chamadas de receptores beta-adrenérgicos, que variam em cada pessoa. Esse fator genético explica por que algumas pessoas têm dificuldade em perder barriga mesmo com dietas que fazem efeito no resto do corpo. Entre os exercícios para deixar a barriga enxuta, recomendo que o foco deve ser nos abdominais, que potencializam a queima de gordura. Mas não podemos deixar de incluir movimentos que trabalham o corpo inteiro, tanto membros inferiores quanto superiores, e atividades aeróbicas.

Leia mais: 4 dúvidas fitness respondidas pelo personal trainer Rafael Lund

4. Consigo perder quantos quilos em um mês? 
Essa é uma das dúvidas mais frequentes de quem começa a se exercitar e quer ver resultados rapidamente. Mas na realidade, não existe métrica exata para a pergunta: o númerio varia de acordo com o metabolismo de cada um e também com o tipo de atividade física praticada. Em exercícios de alta intensidade (HIIT), por exemplo, é possível eliminar até 1 kg por semana.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.