Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

5 dicas de como desinchar depois das festas de fim de ano

Descubra os cuidados mais importantes para combater a retenção de líquidos após os excessos

Por Juliany Rodrigues
5 jan 2026, 14h00 •
inchaço festas fim de ano o que fazer
O que fazer para aliviar o inchaço após as festas de fim de ano? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • As festas de fim de ano passaram e, após esse período, muitas pessoas sentem uma piora nos inchaços algo comum depois de dias marcados por excesso de comida, bebidas alcoólicas e noites mal dormidas.

    A retenção de líquidos no corpo geralmente provoca sintomas como sensação de peso, estufamento, aumento do cansaço, pele esticada e brilhante e até mesmo marcas visíveis de anéis e roupas mais apertadas.

    “A retenção de líquidos pode gerar edema visível, capaz de deixar a pele brilhante devido ao acúmulo de água em locais específicos do corpo”, declara Andryely Pedroso, nutricionista e consultora técnica Desinchá.

    Para aliviar os inchaços depois das festas de fim de ano, existem algumas dicas simples e que costumam funcionar de forma eficaz e segura, sem a necessidade de soluções milagrosas.

    Continue a leitura e conheça as principais medidas indicadas para combater a retenção de líquidos rapidamente!

    5 dicas de como desinchar depois das festas de fim de ano

    1

    Beba 40 ml de água por quilo de peso corporal

    A ingestão hídrica adequada ajuda a sinalizar ao organismo que não há a necessidade de retenção de líquidos. Portanto, quanto mais água você beber, menos água o seu corpo irá reter.

    Para evitar a desidratação e o inchaço, o ideal é tomar aproximadamente 40ml de água para cada quilo de peso corporal. E lembre-se: não devemos beber água apenas quando temos sede, a hidratação deve ser feita de maneira regular e constante ao longo do dia.

    Continua após a publicidade

    “Se preferir, você pode adicionar frutas cítricas para saborizar a água ou incluir chás sem açúcar na sua meta diária de ingestão hídrica”, sugere a nutricionista.

    2

    Consuma frutas e verduras diuréticas

    Busque priorizar o consumo de frutas e verduras com alto teor de água, menor teor de carboidratos e propriedades diuréticas naturais na sua alimentação. Esses alimentos estimulam a produção de urina e colaboram para a eliminação de líquidos retidos. Melancia, melão, abacaxi, cenoura, maçã, beterraba, pepino e tomate são ótimas opções.

    3
    Continua após a publicidade

    Evite alimentos ultraprocessados, sal e açúcar

    Os alimentos ultraprocessados, ricos em sódio e açúcares refinados, podem aumentar a retenção de líquidos e a inflamação corporal. Evite embutidos, doces, alimentos em conserva, massas refinadas e bebidas alcoólicas.

    4

    Beba chás diuréticos e antioxidantes

    Além de melhorar a ingestão hídrica e de alimentos diuréticos, uma boa ideia é apostar em chás com propriedades diuréticaspois eles estimulam a maior eliminação de água e toxinas pela urina (diurese).

    Algumas ervas também podem fornecer outros benefícios, como o combate à inflamação e a prevenção contra os danos causados pelos exageros de fim de ano.

    Continua após a publicidade
    • Chá verde: Rico em catequinas, tem propriedades antioxidantes, estimulantes e diuréticas.
    • Carqueja: Conta com propriedades diuréticas, digestivas, hepatoprotetoras e antioxidantes.
    • Cavalinha: É conhecida por sua capacidade terapêutica natural, favorecendo a saúde óssea, o alívio de retenção de líquidos e a saúde da pele.
    • Hibisco: Oferece propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, além de auxiliar no controle dos níveis de colesterol e na saúde digestiva.
    5

    Pratique atividades físicas associadas a estimulantes naturais

    A prática de atividades físicas, especialmente as aeróbicas, como caminhada, corrida, natação e ciclismo, pode melhorar a circulação sanguínea e a eliminação de líquidos retidos, pois o movimento muscular estimula o sistema linfático.

    Outra forma de desinchar o corpo após os exageros do fim de ano é associar os exercícios a suplementos estimulantes naturais. No entanto, algumas pessoas têm contraindicação para o consumo de estimulares, como a cafeína, por isso, é indispensável procurar uma orientação profissional.

    Continua após a publicidade

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.