Se você fica horas rolando na cama até conseguir pegar no sono, tente reservar um tempinho do dia para meditar. Um estudo recente da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), comprovou o efeito positivo de acalmar a mente para driblar a insônia. O trabalho selecionou 49 adultos com dificuldade para dormir e os dividiu em dois grupos: um praticou meditação mindfulness (focada na respiração e em trazer os pensamentos para o momento presente) e o outro adotou práticas de higiene do sono (como deitar e levantar sempre no mesmo horário e dormir em local silencioso). Durante dois meses, as duas turmas se encontraram semanalmente para trocar impressões. Ao final, a primeira reportou melhora no sono, além de menos fadiga, dor e depressão do que a segunda. Quer fazer o teste? Siga os passos (ao lado) dos especialistas.
1. Reserve tempo
Comece meditando 20 minutos por dia, em qualquer horário, sentada em um lugar tranquilo e confortável ou caminhando em um local silencioso e seguro.
2. Escolha um foco
Pode ser uma palavra positiva ou uma frase importante para você. Repita-a enquanto inspira e expira calmamente, sentindo as sensações da respiração no corpo.
3. Relaxe
Quando perceber que a mente está dispersando, apenas traga-a de volta e, aos poucos, deixe os pensamentos irem embora.