Em uma noite de muito calor, faz sentido suar enquanto dormimos. Mas e quando não está tão quente assim? A transpiração é um mecanismo regulatório do nosso corpo, importante para a manutenção da temperatura corporal. Mas será que suar durante a noite é normal?
SUAR ENQUANTO DORMIMOS: É NORMAL?
Segundo a dermatologista Dra. Maria Paula Del Nero, o corpo humano é incapaz de armazenar água para uso futuro – ou seja, ela é frequente e constantemente eliminada, seja pelo suor, seja pela urina.
A perda de água pelo organismo é incontrolável, e se relaciona com importantes processos fisiológicos, como o que listamos mais acima. A maneira mais comum e conhecida de eliminação de água é o suor, uma substância que, além de água, também conta com sais minerais e é produzida pelas glândulas sudoríparas.
“O suor é eliminado para fora do corpo quando nossa temperatura corporal eleva-se, o que pode ser facilmente sentido quando praticamos atividades físicas ou ficamos expostos ao calor do verão”, explica. “A função do suor é reduzir a temperatura do corpo, deixando-a em torno de 36,5°.”
Para isso, é natural que a transpiração também ocorra naturalmente durante a noite, porém, se acontece em excesso, pode ser um sinal de aumento de temperatura do ambiente, excesso de roupas ou cobertores, ou ainda de falta de ventilação no ambiente.
“Quando o suor noturno é excessivo, ele pode indicar alguns distúrbios do organismo como menopausa (queda de estrogênio), apneia do sono, hiperidrose, alterações metabólicas como diabetes, hipertiroidismo, ansiedade, excesso de bebida alcoólica, ou alimentação muito condimentada e pesada antes de dormir”, continua a médica.
COMO EVITAR O SUOR À NOITE?
Para evitar a transpiração em excesso durante a noite, não existe segredo:
- Busque usar roupas leves
- Garanta que o ambiente está ventilado e a uma temperatura agradável
- Evite ingerir bebidas alcoólicas muito próximo da hora de dormir
- Opte por uma refeição mais leve à noite
Ainda assim, segue o aviso: se o suor for excessivo e constante, é importante consultar um médico para garantir que não existem outros distúrbios interferindo com esse processo.