Continua após publicidade

Guia completo para cozinhar de uma vez as refeições de 5 dias

Preparar a própria comida enxuga até 4 kg em um mês. Aprenda a organizar a lista do supermercado e confira receitas rápidas que podem ser congeladas

Por Manuela Biz (colaboradora)
Atualizado em 30 abr 2024, 16h26 - Publicado em 13 nov 2017, 11h37

Se você come fora todos os dias, corre o risco de engordar com mais facilidade – e nem é culpa da sobremesa. Apenas o prato principal de um restaurante chega a oferecer 200 calorias a mais que uma refeição caseira, segundo um estudo americano publicado no European Journal of Clinical Nutrition.

Faça o cálculo: só no almoço com a turma do escritório, são mil calorias extras em uma semana, o equivalente a 7 quilos na balança ao final de um ano. O estrago é ainda maior se, no jantar, você recorrer ao disk-pizza – armadilha difícil de ser vencida quando a gente chega em casa cansada e não tem nada pronto no freezer.

Leia mais: No restaurante: nome do prato influencia seu pedido (e sua dieta)

Mudar a rotina no trabalho para comer melhor nem sempre depende só de você. Mas é possível organizar sua alimentação no fim de semana – reserve o sábado ou o domingo e vá para a cozinha fazer os pratos para os cinco dias seguintes. Perder peso não é a única vantagem de colocar a mão na massa: a saúde também fica melhor.

“Quando você mesma prepara a comida, controla melhor a qualidade e a quantidade dos ingredientes”, diz a nutricionista Karen Schlösser, do Rio de Janeiro. Resultados: níveis de glicemia e colesterol equilibrados. Então pegue nossa lista do supermercado – cada refeição do nosso plano sai por 5 reais, ou menos! – e separe o avental.

Lista de compras

Você também vai precisar de sal, azeite, alho, pimenta, ervas e mostarda para temperar a gosto.

Produção caseira

Só de reduzir o sal das preparações você já sente o corpo menos inchado. Para atingir a meta de menos 4 quilos em um mês, Karen recomenda ir além: “Modere no açúcar, evite caldos industrializados e molhos gordurosos”.

Continua após a publicidade

Para facilitar a vida, a nutricionista Haline Dalsgaard, do Rio de Janeiro, propõe cinco opções de refeição (confira abaixo). Com cerca de 400 calorias cada uma, podem ser consumidas no almoço ou no jantar. As sugestões do café da manhã e dos lanches também são práticas. Fazem com que o cardápio do dia chegue a 1 500 calorias – não vai faltar energia para você malhar!

Dica: prepare todas as receitas para montar dez refeições e garantir o almoço e o jantar da semana. O bolo de banana é exceção – rende vários pedaços, então divida com as amigas do trabalho.

Fique por dentro: 6 passos para preparar sua marmita fitness sem perder muito tempo

Almoço e jantar para 5 dias

Qualquer uma destas refeições tem cerca de 400 calorias. Combine duas por dia, como você preferir.

Opção 1

Opção 2

Continua após a publicidade

Opção 3

Opção 4

Opção 5

Café da manhã + lanches

Com mais estas três refeições, você consome 1 500 calorias por dia. A maioria (até o bolo de caneca) também pode ser preparada com antecedência. Embale e congele como as outras receitas.

Café da manhã

Opção 1

Continua após a publicidade

Opção 2

Opção 3

Lanche da manhã

Opção 1

Opção 2

Opção 3

Continua após a publicidade

Lanche da tarde

Opção 1

Opção 2

Opção 3

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.