Existem cabelos mais fortes e mais fracos, assim como outros mais sensíveis que sofrem com o clima ou situações externas e os que já passaram por químicas. Diante disso, o especialista recomenda que todos os tipos de fios façam teste de mecha. Isso porque confiar apenas na aparência que o cabelo apresenta ou na textura que o profissional identifica pode trazer riscos à saúde capilar.
Para quem não sabe, o teste de mecha é um procedimento que deve ser feito antes de qualquer aplicação de produtos químicos nos cabelos. Ele serve para avaliar se os fios conseguem suportar o que será feito. A ideia é a de pegar uma mecha de cabelo e fazer o procedimento apenas nela cerca de dois a três dias antes de aplicar o produto em todos os fios.
Apesar de ser importante, o teste da mecha é pouco realizado. Em parte, porque os clientes sempre chegam pensando em fazer o procedimento de uma vez sem verificar se seus cabelos estão em condições para tanto. Soma-se o fato de que a concorrência do mercado faz com que os profissionais optem por correr o risco a perder o cliente para um outro concorrente que faria o procedimento sem o teste prévio.
Dr. Ademir C. Leite Jr., médico e tricologista. É certificado como Tricologista pela Internacional Association of Trichologists (IAT). Membro e diretor da IAT. Instagram: @drademircleitejr