Manter os treinos ao longo da semana é ótimo para manter a endorfina em dia e garantir uma vida mais saudável. Contudo, muitas pessoas se esquecem que o suor no cabelo durante e após as atividades físicas podem fazer um mal danado para os fios.
Isso porque, de acordo com a dermatologista Julyanna do Valle, de Goiás, o suor tem uma série de sais minerais que fazem mal para a saúde dos fios.
“Eles acabam puxando a água da fibra capilar, a deixando mais ressecada, quebradiça e opaca”, explica ela. “Geralmente, a transpiração também aumenta a oleosidade do couro cabeludo, piorando o aspecto de cabelo sujo e mal cuidado, além de alterar o pH da região, o que pode causar a proliferação de fungos, aumentar a descamação e causar dermatite seborreica”, completa.
A boa notícia é que, tomando certos cuidados, você não vai precisar andar sempre por aí usando um coque ou rabo de cavalo. Basta adotar algumas dicas simples que, mesmo transpirando bastante, seus fios vão continuar bonitos e saudáveis. Confira a seguir!
Dicas para evitar problemas com o suor no cabelo
1Use produtos bons para cuidar do cabelo
Julyanna afirma que, para manter os cabelos saudáveis principalmente depois do treino, é necessário apostar em produtos com fórmulas leves, como os shampoos sem sulfato e sem sal, por exemplo.
“Eles danificam menos a fibra capilar e ajudam a mantê-la mais resistente”, ressalta.
Além disso, sempre que possível, faça uma hidratação usando máscaras próprias para o seu tipo de cabelo.
“Também aposte sempre no leave-in ou em óleos naturais antes de treinar. Eles ajudam a formar uma fibra de proteção no cabelo, para evitar o contato direto dos fios com os sais minerais do suor, os protegendo dos danos.”
2Prenda os fios para não deixar o suor no cabelo
Segundo a profissional, essa é a forma mais fácil de evitar que o cabelo entre em contato com o suor durante e após o treino.
“Antes de começar alguma atividade física ou até mesmo naqueles dias muito quentes, prenda os fios de forma suave, sem apertar muito para não quebrar suas fibras. Dessa forma, o cabelo não terá contato com o suor de outras áreas do corpo, como o pescoço, ombro, etc”, aponta ela.
Aposte no shampoo a seco
Por mais que ele não deva ser usado com tanta frequência, o shampoo a seco pode ser uma ajuda e tanto para aqueles dias em que você não teve tempo de lavar o cabelo.
“O shampoo a seco vai tirar aquele aspecto de sujo, mas não vai eliminar a sujeira do couro cabeludo. Então, em uma emergência, é uma opção interessante, mas que deve ser usada só ocasionalmente”, afirma Julyanna.
4Extra: veja se a toxina botulínica é uma opção
“Enquanto algumas pessoas têm a transpiração normal, que é importante para o controle da temperatura corporal, outras sofrem com o suor excessivo, que acaba às vezes até causando constrangimento e prejudicando situações do dia a dia. Nesses casos, a aplicação dessa substância pode ajudar no controle da transpiração”, aponta a profissional.
Para isso, contudo, é indispensável passar por uma consulta com um dermatologista. Só ele poderá avaliar se o caso realmente pode ser amenizado com ajuda da substância ou se há outras alternativas para você.