Maquiagem para treino: produtos indicados e cuidados essenciais
Se você não abre mão da make para treinar, tudo bem - desde que escolha os produtos adequados e tome os cuidados necessários

Será que pode usar maquiagem no treino? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que praticam atividades físicas. A verdade é que pode sim, desde que você escolha bem os produtos e tenha alguns cuidados básicos.
“A crescente busca por um estilo de vida mais saudável trouxe a demanda pelo desenvolvimento de maquiagens formuladas especialmente para as práticas esportivas, conhecidas como ‘makeup fitness’ ou ‘athleisure make-up'”, diz a Dra. Cintia Braghiroli, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP).
O que pode usar na maquiagem para treino?

De acordo com a médica, no mercado, hoje, é possível encontrar uma variedade de produtos de maquiagem seguros para utilizar durante os exercícios físicos.
Em geral, esses cosméticos apresentam fórmulas mais leves, não comedogênicas, hipoalergênicas e resistentes ao suor e à água, além de permitirem a transpiração natural da pele, evitando a obstrução dos poros.
“Alguns também são enriquecidos com ativos antioxidantes, hidratantes e FPS (proteção solar)”, ressalta Braghiroli.
Na hora de escolhê-los, é fundamental verificar a presença de testes dermatológicos e se a marca é realmente confiável.
Algumas indicações de produtos para caprichar no visual fitness são: protetores solares com cor, BB Creams ou CC Creams leves, máscaras de cílios à prova d’água, blushs com texturas cremosas ou líquidas e balm labial.
“O protetor solar com cor é uma excelente opção porque protege dos danos solares e ainda uniformiza o tom da pele, substituindo o uso de uma base ou corretivo, facilitando a rotina e reduzindo a quantidade de produtos aplicados durante o treino. Priorize aqueles com texturas fluídas à base de água ou em bastão”, recomenda a dermatologista.
O que evitar?
Durante o treino, é fundamental evitar o uso de:
- Bases pesadas e de alta cobertura, que podem obstruir os poros e causar cravos e espinhas;
- Cosméticos muito oleosos, pois podem desencadear irritações e o aparecimento de acne;
- Delineadores, rímeis e sombras, especialmente se não forem resistentes à água, uma vez que podem escorrer e provocar desconfortos oculares;
- Pós pesados;
- Produtos que sejam formulados com ácidos;
- Iluminadores com muitos brilhos.
“Esses produtos podem obstruir os poros, aumentando o risco de acne, dermatites e miliária (brotoeja), especialmente pela combinação de calor, suor e oclusão. Texturas densas dificultam a evaporação do suor, prejudicando a regulação térmica da pele”, destaca o Dr. Lucas Miranda, dermatologista e fundador da Clínica Lucas Miranda, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Como deve ser a maquiagem para treino?
A maquiagem para o treino deve ser prática e funcional. Então, nada de exagerar na quantidade de camadas e nem na cobertura!
“Sempre que possível, o ideal seria retirar a make para se movimentar. Mas, para quem não abre mão dela, deve ser mínima, leve e funcional. A ideia é usar produtos que protejam a pele e realcem a aparência de maneira natural“, orienta a Dra. Cintia.
Antes de fazer a maquiagem, é importante que a pele esteja previamente limpa, hidratada e protegida contra o sol. Essa preparação faz toda a diferença não apenas para o resultado do visual, mas também para a preservação da saúde da cútis durante e após os exercícios.
Ah, e aqui vai uma dica fundamental: não toque no seu rosto durante o treino! As mãos podem carregar bactérias e sujeiras dos equipamentos ou do ambiente, que podem ser transferidas para a pele, favorecendo ainda mais o surgimento de problemas cutâneos.
Outro ponto importante: se você passou o dia com maquiagem e só vai se exercitar à noite, é melhor removê-la e refazer com produtos adequados antes de iniciar a atividade física.
“No fim do dia, a sua pele já não tem só a maquiagem, mas também acúmulo de resíduos de fuligem, poeira, poluição e outras impurezas”, alerta a Dra. Natália Paiva, dermatologista.
Como cuidar da pele maquiada após o treino?

Os cuidados com a pele maquiada após o treino são essenciais para evitar a obstrução dos poros, o desenvolvimento de cravos e espinhas, o surgimento de irritações e outras complicações associadas ao acúmulo de produtos, transpiração e impurezas.
Depois de se exercitar, não esfregue a toalha no rosto para remover o excesso de suor, pois isso pode agredir a derme, causar vermelhidões e até mesmo espalhar germes. O que você pode fazer é pressioná-la suavemente sobre a pele para absorver a umidade.
Na sequência, assim que der, a pele deve ser higienizada corretamente. “Quando a pessoa está com maquiagem, é indicado passar um cleansing oil, demaquilante suave ou água micelar e, em seguida, lavar com um sabonete específico para o tipo de pele”, ensina o médico.
Feito isso, você pode utilizar um hidratante leve e, em casos de exposição solar, reaplicar o protetor solar. “A remoção completa da maquiagem é fundamental para prevenir inflamações e não obstruir os poros”, conclui Miranda.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.