Continua após publicidade

Como prender o cabelo sem quebrá-lo? Especialista ensina!

O simples ato de prender os cabelos pode ser mais prejudicial do que você imagina. Confira dicas para minimizar os danos!

Por Juliany Rodrigues
29 ago 2023, 14h52

Prender o cabelo é um daqueles truques que facilitam bastante no dia a dia, deixando a gente livre dos fiozinhos caindo no rosto enquanto estamos trabalhando, treinando ou fazendo as tarefas em casa. Entretanto, não podemos esquecer que a maneira como amarramos impacta diretamente na saúde e na aparência das madeixas a longo prazo. Por isso, pensando em te ajudar a preservar a integridade e a beleza dos seus fios, a Dra. Luciana Passoni, especialista em cuidados capilares e CEO da Passoni Clinic, ensina como prender o cabelo sem quebrá-lo. Confira:

1

Certifique-se de que o seu cabelo está seco

Antes de tudo, é fundamental lembrar que não é recomendado prender o cabelo molhado. Isso porque esse erro pode contribuir para diversos problemas, por exemplo, enfraquecimento dos fios, proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo e queda capilar. “Quando úmidos, os cabelos ficam mais sensíveis, frágeis e suscetíveis à quebra”, explica a especialista.

2

Desembarace corretamente

Segundo a médica, pentear os cabelos corretamente e com movimentos gentis é fundamental para minimizar a tensão e o estresse nos fios quando você for prendê-los.

3

Escolha os acessórios adequados e evite fazer muita força

Como acessórios para prender o cabelo sem quebrá-lo, o recomendado é dar preferência àqueles que são de tecido e suaves ao toque. Além disso, outro cuidado indispensável é não apertar demais os elásticos, dando, no máximo, duas voltas.

Os famosos scrunchies são indicados. Porém, se as suas madeixas são mais pesadas e não se mantém bem presas com eles, uma boa ideia é apostar em piranhas e grampos, que não tensionam muito os fios. “Também evite aqueles acessórios que possuem detalhes, pois os fios podem embolar neles”, acrescenta. 

Continua após a publicidade

4

Desmanche o penteado suavemente

“Ao soltar o cabelo, para não puxar ou tensionar esses fios em excesso, seja delicado e evite movimentos de repuxo. Depois, penteie-o cuidadosamente e realize uma massagem no couro cabeludo, estimulando a região com movimentos circulares suaves e ascendentes“, orienta a médica.

Continua após a publicidade

Quais são os penteados que menos danificam os fios?

Rabos de cavalo, coques baixos e tranças mais soltinhas são as melhores opções para quem adota no cotidiano os cabelos presos, pois eles são considerados penteados que menos danificam os fios, reduzindo as chances de rompimento e estresse capilar.

Pode dormir com o cabelo preso?

“Dormir de cabelo preso, pode até aparentar controlar o volume e prevenir que ele acorde muito bagunçado, mas é algo que eu nunca recomendo, uma vez que a força do elástico tensiona a raiz em um momento em que eles já vão sofrer uma fricção na fronha durante a noite, colaborando para a queda e a quebra. Se for muito necessário prendê-los, é interessante fazer uma trança baixa e bem solta antes de se deitar ou usar a touca de cetim, que vai acomodá-los longe do rosto e garantir que eles acordem com menos frizz“, finaliza a Dra. Luciana. 

 

 

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.