Você já reparou naqueles fios menores que surgem no meio do cabelo? Então, eles tendem a deixar as pessoas confusas, sem saber se, na verdade, esses cabelos são os os icônicos baby hair ou se estão quebrados. Para te ajudar a se livrar de vez dessa dúvida, a Viviane Coutinho, especialista em tricologia e docente da Associação Brasileira de Tricologia (ABT), conta os principais detalhes sobre o assunto.
QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS?
“Apesar de parecerem semelhantes devido ao tamanho, possuem particularidades que o fazem absolutamente diferentes. O baby hair é fino, o fio quebrado é grosso. O baby hair se quebrou ainda na fase anágena ou não se desenvolveu completamente, o fio quebrado nasceu por completo e sofreu algum trauma.”, explica ela, destacando que é importante reconhecer as diferenças entre as duas situações para ter uma rotina de cuidados adequada às necessidades das madeixas.
Além disso, por causarem uma aparência de fios desalinhados e rebeldes, o baby hair e o cabelo quebrado também podem ser facilmente confundidos com o frizz. No entanto, Viviane ressalta que essas três condições não são a mesma coisa.
“O frizz surge devido ao atrito que o cabelo sofre e isso pode ocorrer com mais frequência em ambientes úmidos e dias chuvosos”, afirma.
O QUE PROVOCA A QUEBRA?
Como já dito pela profissional, o baby hair sofre um eflúvio anágeno, ou seja, uma queda ainda na fase de crescimento, ou apenas não se desenvolve. Já o cabelo quebrado passou por algum dano que prejudicou sua saúde, resultando em queda, quebra e ressecamento. Geralmente, os procedimentos químicos são os responsáveis por isso.
“Descoloração, tração e excesso de químicas farão com que esse fio se rompa, em alguns casos, acontecendo o que chamamos de ‘corte químico’”, destaca.
Por fim, ela diz que existem tratamentos que podem ser adotados para tratar ambas as condições e que é importante procurar um especialista que entenda para determinar os melhores para você. “O ideal é buscar um tricologista, pois esse é o profissional que aborda todas as questões envolvendo cabelo e couro cabeludo. Essa é a forma mais segura e eficaz de cuidar da saúde capilar”, aconselha.
No caso do baby hair, algumas medidas, como fazer hidratações regularmente e ter uma alimentação rica em nutrientes, podem ajudar a fortalecê-lo. Quando o assunto é cabelo quebrado, cuidados ainda mais especiais podem ser necessários, sendo que um dos mais indispensáveis para a recuperação é ficar um tempo longe dos procedimentos químicos.