Quem tem cabelo oleoso sabe que ele tende a ficar sujo com mais facilidade, e pode até mesmo apresentar outros problemas, como caspa, coceira e irritação. Entretanto, a boa notícia é que existem diversos shampoos que podem ajudar a controlar a produção de óleo no couro cabeludo, contribuindo para que os fios fiquem mais bonitos e saudáveis.
Na maior parte das vezes, esses produtos contam com ingredientes específicos que combatem o aspecto gorduroso e removem todas as impurezas sem ressecar as madeixas, por exemplo, ácido salicílico, óleo de melaleuca, argila verde e menta. Mas é necessário ter moderação ao usá-los, pois o exagero pode favorecer o efeito rebote, que ocorre quando as glândulas sebáceas entendem que a pele está ressecada e passam a produzir ainda mais óleo, a fim de garantir a proteção do couro cabeludo.
A Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética e está à frente da Clínica MAC, dá cinco dicas importantes para cuidar da forma correta do cabelo oleoso. Confira:
1Lavar o cabelo com a frequência adequada
Segundo a especialista, é interessante higienizá-lo diariamente, pois, quando deixamos os fios sujos por muito tempo, aumentamos o risco de dermatites, irritações, descamações e alterações inflamatórias no couro cabeludo.
2Evitar banhos com água quente
“Sempre use a água de morna a fria. A água em alta temperatura provoca um maior ressecamento da pele e do couro cabeludo, o que estimula nossas glândulas sebáceas a produzirem mais oleosidade”, explica a Dra. Fernanda.
Não ficar passando a mão no cabelo e no couro cabeludo
Ficar mexendo no cabelo pode torná-lo ainda mais oleoso, uma vez que as nossas mãos são repletas de sujeiras, resíduos de produtos e bactérias.
4Só usar condicionador no comprimento dos fios
Não passe condicionador, máscara ou qualquer outro cosmético no couro cabeludo. Além disso, secadores, chapinhas e outras ferramentas de calor também devem ficar longe da região.
Agora que você já sabe o que fazer para não agravar a oleosidade do cabelo, que tal conferir alguns shampoos recomendados para quem quer se livrar desse problema?
Shampoo Hydra-Detox Anti-Oleosidade - Elseve L'Oréal Paris
Desenvolvido com essência verde e de alga azul, promove uma limpeza profunda sem ressecar os fios, deixando uma sensação refrescante e purificada. É um produto perfeito para quem quer os cabelos soltinhos, com movimento e livres da oleosidade.
Shampoo Match Agente Antioleosidade - O Boticário
Higieniza intensamente, controla a produção excessiva de óleo no couro cabeludo e reequilibra a saúde da região. Tudo isso sem prejudicar a hidratação das madeixas.
Shampoo Siàge Remove A Oleosidade - Eudora
Com uma fórmula rica em complexo Oil Control e vitamina E, ajuda a normalizar a produção de oleosidade nos fios, além de ter ação antioxidante. Este shampoo garante um cabelo livre, leve e limpinho.
Shampoo Equilibrante para Cabelos Oleosos Lumina - Natura
Equilibra o couro cabeludo, não provoca o efeito rebote, não faz uma limpeza exagerada, e auxilia no tratamento dos fios.
Shampoo Para Cabelos Oleosos - Océane
Sua composição conta com o óleo ozonizado de melaleuca, o óleo ozonizado de jojoba e o óleo essencial de menta, ativos que são conhecidos por melhorar a oleosidade, a caspa e os poros, além de trazerem ação purificante. Devolve maciez, brilho e vitalidade aos fios.
Shampoo Equilibrium - Truss
Se o seu cabelo é oleoso na raiz, mas tem as pontas ressecadas, você irá amar este shampoo, da Truss. Isso porque ele acaba com a oleosidade excessiva do couro cabeludo e promete não atrapalhar a hidratação das pontas, proporcionando o equilíbrio perfeito para as madeixas.
Shampoo Care Derma Regulate - Keune
Restaura o funcionamento correto do couro cabeludo, controla a oleosidade e deixa os cabelos soltinhos. Ao utilizá-lo, você vai sentir que os seus fios estão mais saudáveis, equilibrados e sem a necessidade de lavá-los todos os dias.
Shampoo Specifique Bain Divalent - Kérastase
Com aminoácidos e vitamina B6, remove a oleosidade e as impurezas enquanto trata a fibra capilar. Oferece brilho, maciez e sedosidade aos cabelos.