Checar as informações dos alimentos ajuda no sucesso da dieta. A nutricionista Fernanda Serpa, do Rio de Janeiro, mostra como ler e entender o rótulo e fazer dele seu aliado.
1. As calorias e os nutrientes geralmente equivalem a uma porção (2 ½ biscoitos), e não ao conteúdo da embalagem. Essa é uma grande cilada!
2. A lista de ingredientes (abaixo da tabela nutricional) traz a descrição de tudo o que tem na composição, além de mostrar os itens usados em maior quantidade: eles vêm em ordem decrescente. Logo, evite os produtos em que o açúcar ou a farinha refinada aparece no começo da lista.
3. Vai escolher um pão ou biscoito integral? O primeiro ingrediente deve ser a farinha integral!
4. Nos alimentos diet e light, dobre a atenção ao teor de sódio, gordura hidrogenada e aditivos químicos. Eles costumam ser usados em maior quantidade para compensar a redução do açúcar, da gordura e das calorias.
5. Fique de olho nos aditivos químicos, como corante e corantes artificiais. Quanto menos, melhor.
6. Você é alérgica a lácteos? Cuidado com a lactoalbumina, a caseína e os caseinatos, que indicam a presença das proteínas do leite de vaca.
7. Para ser considerado uma fonte de fibras, deve conter pelo menos 2,5 gramas por porção. Se ultrapassar 5 gramas, aí sim é rico em fibras.
8. O sódio não deve passar de 400 miligramas em 100 gramas. Esse é o limite!