Continua após publicidade

Por que você não deve mais se pesar

Acredite: existe um bom motivo para você aposentar a balança. Calma, aqui, a gente explica melhor...

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 26 abr 2024, 10h40 - Publicado em 10 nov 2015, 14h55

Se você busca um estilo de vida saudável, provavelmente, sabe que os resultados vão muito além dos números que aparecem na balança. E, de acordo com um estudo publicado no Journal of Nutrition Education and Behavior, existe mais um motivo para não se pesar regularmente: quem mantém esse hábito fica mais insatisfeito com suas medidas, do que aqueles que não praticam com tanta frequência.

A pesquisa acompanhou 1.868 jovens voluntários – homens e mulheres – durante o momento de pesagem. Depois, perguntou a cada um deles como se sentiram sobre esse tipo situação. As respostas foram bem negativas e, alguns participantes, até relataram sentimentos de depressão e problemas com a autoestima.

Os resultados mostram que, em ambos os sexos, a preocupação com o peso aumentou. No entanto, entre as participantes do sexo feminino, esse hábito (pesagem diária) resultou em uma autoestima mais baixa, menor satisfação com o corpo e também alguns sintomas de depressão.

Vale ressaltar que o hábito de acompanhar o peso pode ter efeitos diferentes em cada pessoa. E que as medidas vão muito além da balança. Às vezes, o ponteiro pode não baixar e você ganhar massa magra. Ou até manter o peso e sentir a calça jeans mais larga na cintura. E mais: outras pesquisas já mostraram que os pensamentos negativos podem, sim, engordar. Então, antes de colocar o hábito como uma obrigação, você deve avaliar se isso ajuda a sua dieta ou só aumenta a sua ansiedade. Tudo com equilíbrio, certo? 

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.