Boa notícia para quem ama pizza, mas está de dieta: os dias “livres” podem, sim, ajudar a manter o seu plano de alimentação saudável por mais tempo, de acordo com uma nova pesquisa realizada por cientistas de Portugal. Os voluntários foram orientados a seguir uma dieta de apenas 10.500 calorias semanais. Em seguida, metade do grupo foi autorizada a comer o que quisesem, mas só aos domingos. Depois de duas semanas, todos os participantes reduziram seus índices de massa corporal e não houve diferença significativa na quantidade de peso perdida. Porém, aqueles que tiveram um “dia livre” na dieta se sentiram mais felizes e motivados para continuar com o plano de emagrecimento.
Veja também: Desafio de 21 dias para transformar a sua vida
Se você se restringir ao extremo, corre o risco de ficar mal-humorada e mais propensa a desistir. Mas se sabe que o dia de “jacada liberada” está chegando, pode desfrutar de itens que normalmente não estão presentes no seu plano de alimentação saudável. Depois é só manter a dieta durante a semana. A chave, segundo os cientistas, é planejar com antecedência e escolher um dia específico para a sua quebra de regras, assim você não fica propensa a repetir o episódio várias vezes na semana. E não confunda esse dia com uma liberação total: fique de olho nas porções para não ultrapassar o limite de calorias.
A sugestão: não corte completamente as comidas que você gosta, mesmo que não sejam saudáveis. Vá em frente e aproveite um sorvete delicioso ou uma coxinha de vez em quando. Eles podem ajudá-la a relaxar e continuar motivada!