Branco ou polido
O arroz do dia a dia é também o menos nutritivo. Isso porque, no processo de beneficiamento industrial, a casca, que contém vitaminas e minerais, é desprezada. Apesar disso, é boa fonte de carboidratos e proteínas. Cozinha rapidamente.
Integral
Como a camada externa do grão permanece intacta, todos os seus muitos micronutrientes, em especial as vitaminas do complexo B, são preservados. Para que continuem íntegros durante o cozimento, prefira a panela de pressão.
Parboilizado
Embora também seja processado, esse arroz passa por uma espécie de tratamento que leva os nutrientes para dentro do grão. Assim, concentra minerais e vitaminas, sobretudo as do complexo B.
Continua após a publicidade
Preto
Um dos mais ricos em compostos fenólicos, poderoso antioxidante, é uma variedade do arroz integral. Contém, ainda, boas doses de ferro, mineral bom de briga contra a anemia. Como o sabor é bastante acentuado, o que pode desagradar certos paladares, o truque é misturá-lo ao arroz integral ou ao parboilizado.
Arbóreo
Ideal para risotos, tem consistência cremosa por causa da alta concentração de amido. Outra característica é a capacidade de absorver condimentos. Muito procurado para o preparo do arroz doce.
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Arroz vermelho
Pouco conhecido entre nós, os grãos avermelhados desta outra variedade do tipo integral contêm monocolina, uma espécie de estatina natural, capaz de baixar os níveis do colesterol ruim, o LDL. Também é tido como coadjuvante do bom funcionamento intestinal. Cozinhe como o arroz tradicional e, antes de servir, escorra. Do contrário, pode ficar empapado.
Publicidade