Os brotos de trigo (grama), feijão (moyashi) e de alfafa podem ser encontrados em alguns supermercados. Já a germinação das sementes e dos grãos é um processo geralmente feito em casa. A nutricionista Patrícia Ambrogi ensina como em cinco passos.
1. Coloque de 1 a 3 colheres (sopa) de grãos (trigo, grão-de-bico), leguminosas (feijão, lentilha) ou sementes (linhaça, girassol, gergelim) em um vidro de boca larga. Acrescente água até que fiquem todos submersos.
2. Deixe de molho por uma noite ou, no mínimo, por oito horas. Cubra o vidro com um pedaço de tecido fino e furadinho (do tipo tule) e prenda com um elástico. Escorra, enxágue em água corrente e escorra de novo.
3. Deixe o vidro inclinado em um escorredor ou uma tigela, repita as lavagens em água corrente duas ou três vezes por dia e escorra. Dependendo do grão e das condições do ambiente (luz e temperatura), a germinação demora de dois a cinco dias.
4. Lave muito bem os grãos germinados em água corrente (é importante para eliminar os resíduos). Use no preparo de sopas-creme, saladas e sucos (veja as receitas).
5. Para virar broto: assim que começarem a germinar, coloque os grãos ou as sementes em um vasinho com 3 centímetros de terra. Regue todos os dias com pouca água e espere de três a dez dias para consumir (eles devem crescer de 5 a 10 centímetros). Use no sanduíche, no suco e na salada.