A cada ano, cresce o número de pessoas no Brasil que decidem incorporar uma alimentação baseada em vegetais (a chamada dieta plant-based), optando por consumir menos produtos de origem animal — ou até por cortá-los totalmente do cardápio. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa do Ibope, 14% da população no país se declarava vegetariana em 2018, um crescimento de cerca de 75% em comparação a 2012.
À medida que mais pessoas adotam uma alimentação baseada em vegetais, as ideias sobre o churrasco estão mudando. Por mais que a versão tradicional seja uma verdadeira paixão nacional, não custa nada usar a criatividade e pensar além das carnes para agradar a todos os paladares.
E não, não estamos falando em apenas colocar alguns legumes e verduras na churrasqueira para assar. É claro que eles ficam deliciosos, mas podemos ir além e servir um churrasco vegano/vegetariano de respeito!
IDEIAS PARA UM CHURRASCO VEGANO OU VEGEATRIANO
1Hambúrguer vegetal
Você pode ir por dois caminhos: preparar o seu próprio hambúrguer vegetal, ou comprar as opções disponíveis no mercado — algumas, inclusive, têm sabores bem parecidos com os da carne animal.
Só vale prestar atenção nos rótulos dos produtos, pois certas marcas carregam uma quantidade exagerada de sódio.
Agora se você quer fazer o seu próprio hambúrguer vegetariano, aqui vai uma receita:
- 1 xíc. (chá) de lentilha crua;
- 4 xíc. (chá) de água;
- 1 dente de alho grande picado;
- 1/2 xíc. (chá) de cebola picada;
- 1/2 xíc. (chá) de cheiro-verde picado;
- 1 col. (sopa) de azeite;
- 1 col. de sal marinho;
- Páprica defumada a gosto;
- 1/2 xíc. (chá) de farinha de arroz integral;
- 1/2 xíc. (chá) de farelo de aveia.
Cozinhe a lentilha até ficar al dente. Adicione o alho, a cebola, o cheiro-verde, o azeite, o sal, tempere com a páprica a gosto e misture. Acrescente o farelo de aveia e a farinha de arroz integral aos poucos, até dar o ponto de modelar. Divida a massa em 5 partes iguais e passe um fio de óleo nas mãos. Modele os hambúrgueres com cerca de 1,5 cm de espessura.
Coloque os hambúrgueres em uma forma untada ou com papel manteiga e leve ao freezer por 1 hora. Depois, é só colocar na churrasqueira!
Pão de alho
A gente sabe que o pão de alho já é vegetariano em sua concepção, mas que tal fazer uma alternativa vegana para todo mundo aproveitar? Confira:
- 1 cabeça de alho;
- 1/4 xíc. (chá) de azeite de oliva;
- 1 xíc. (chá) de salsinha picada;
- 1 col. (chá) de sal marinho.
Bata todos os ingredientes com a ajuda de um mixer até formar uma pastinha. Então, passe a pastinha em fatias de pão (feito sem leite ou ovo, é claro) e leve para a churrasqueira até dourar.
“Frango” de tofu
Se você fizer da forma correta, o seu tofu terá um gosto e uma textura bem parecidos com o frango ou o porco, sabia?
A versão extrafirme, por exemplo, é a melhor para grelhar. É preciso apenas temperar com gengibre, alho, óleo de coco e um pouco de pimenta calabresa (se deixar marinando na geladeira da noite para o dia, melhor ainda).
Além disso, você também pode tentar marinar e grelhar o tempeh, que é feito com soja fermentada e tem um sabor ligeiramente diferente.
Bolinhos de batata
Bolinhos de batata não são tão comuns aqui no Brasil, mas podem se tornar ótimas alternativas para a salada de batata servida no churrasco (que geralmente leva maionese).
Você pode fazer com batata amassada, brócolis cozido e triturado e um pouco de farinha para dar liga. Depois, é só dourar com um pouco de azeite em uma frigideira e servir com um molho mais aromático, com um pesto ou um chimichurri.
5Carne de jaca assada
A jaca ganhou fama nos círculos veganos e vegetarianos como uma alternativa de carne desfiada. Ela é tão boa que pode até confundir os seus convidados, que acharão que estão comendo um pedaço de cupim (ou um pernil de porco) macio e que desmancha na boca.
Dá para utilizá-la em minissanduíches com uma salada de repolho, mostarda dijon ou com um molho barbecue.