Feito por maceração de salsa fresca ou seca em uma xícara de água quente, o chá de salsa pode fornecer vários nutrientes e antioxidantes essenciais à saúde. Além disso, é fácil de preparar, econômico e delicioso, tornando-o um ótimo complemento para uma dieta saudável.
6 benefícios surpreendentes do chá de salsa
1RICO EM ANTIOXIDANTES
A salsa é uma excelente fonte de antioxidantes – compostos poderosos que ajudam a defender suas células contra danos causados por moléculas potencialmente nocivas conhecidas como radicais livres.
Acredita-se que os antioxidantes desempenhem um papel central na saúde e na doença, com algumas pesquisas indicando que eles podem proteger contra doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e até câncer.
De acordo com um estudo em tubo de ensaio, o extrato de salsa foi capaz de prevenir danos ao DNA e bloquear a propagação de células cancerígenas – principalmente devido ao seu conteúdo antioxidante.
Em particular, a salsa é uma boa fonte de flavonoides, carotenóides, ácido ascórbico e tocoferol.
2PODE AJUDAR A PREVENIR PEDRA NOS RINS
Pedras nos rins são depósitos minerais duros que se formam nos rins e causam dor intensa e aguda nas costas, flancos e estômago.
Algumas pesquisas sugerem que a salsa pode ajudar na prevenção de cálculos renais. Um estudo descobriu que o tratamento de ratos com salsa ajudou a aumentar o volume da urina, diminuir a excreção urinária de cálcio e aumentar a acidez da urina, A salsa também demonstrou atuar como um diurético natural, que pode aumentar a micção e prevenir a formação de cálculos renais.
Mas mais estudos (em humanos) são necessários.
3BOA FONTE DE VITAMINA C
Uma porção de 1/4 de xícara (15 gramas) de salsa fornece quase 20 mg de vitamina C – cerca de 22% do valor diário recomendado.
A vitamina C é uma importante vitamina solúvel em água que também atua como antioxidante e desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças. Ela protege contra infecções, como pneumonia e resfriado comum.
Também está envolvido na síntese de colágeno – uma proteína encontrada na pele, ossos, músculos, articulações, tendões e outras partes do corpo.
4TEM PROPRIEDADES DE COMBATE AO CÂNCER
A apigenina, um flavonoide da salsa, demonstrou bloquear o crescimento e a disseminação de células cancerígenas em estudos em tubo de ensaio.
A luteolina é outro flavonoide na salsa que pode suprimir o crescimento do tumor, auxiliando assim na prevenção do câncer, de acordo com alguns estudos.
Além do mais, um estudo em tubo de ensaio descobriu que o extrato de salsa foi capaz de prevenir danos ao DNA e diminuir a propagação de células de câncer de mama em 41%.
5AJUDA AREGULAR A MENSTRUAÇÃO
O chá de salsa é comumente usado como remédio natural para tratar problemas relacionados à menstruação e aos níveis hormonais.
Em particular, contém os compostos miristicina e apiol, que podem influenciar a produção de estrogênio para ajudar a equilibrar os hormônios.
Também é atua como um emenagogo – uma substância que estimula o fluxo menstrual. Por esse motivo, o chá de salsa é frequentemente encontrado em formulações destinadas a apoiar a menstruação saudável e evitar a superprodução de leite para mães que amamentam.
PROMOVE CONTROLE DO AÇUCAR NO SANGUE
Em muitas partes do mundo, como a Turquia, a salsa é usada como uma forma natural de ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue.
Curiosamente, alguns estudos recentes confirmaram que o chá de salsa pode ter propriedades antidiabéticas e pode ajudar a melhorar o controle do açúcar no sangue.
COMO FAZER O CHÁ DE SALSA
- Comece fervendo um copo (250 ml) de água.
- Em seguida, prepare a salsa lavando 1/4 xícara (15 gramas) de salsa fresca e cortando-a.
- Alternativamente, você pode usar duas colheres de sopa (1 grama) de salsa seca.
- Adicione a salsa seca ou fresca em uma xícara e despeje água sobre ela, deixando-a em infusão por 5 a 10 minutos.
- Por fim, use uma peneira para retirar e descartar as folhas de salsinha antes de saborear sua bebida quente.
O chá de salsa pode ser consumido puro ou aromatizado com um pouco de mel, suco de limão ou açúcar.