Base de pratos saborosos e saudáveis, o bacalhau é um ingrediente tradicional nas celebrações de fim de ano no Brasil.
De acordo com Jordana Martins Neres, nutricionista da equipe da Hortifruti Natural da Terra, esse pescado possui uma variedade de nutrientes importantes.
“Juntamente com os ácidos graxos ômega 3, vitaminas e proteínas, o Gadus Morhua – o autêntico bacalhau da Noruega – é rico em iodo, um importante nutriente”, ela aponta.
Assim, para inspirar o cardápio de final de ano, a profissional ensina como preparar a receita de bolinho de bacalhau para deixar sua mesa ainda mais saborosa. Confira a seguir!
Receita de bolinho de bacalhau
Ingredientes
- 500g de bacalhau Morhua dessalgado e desfiado
- 500g de batatas, cozidas e amassadas
- 1 cebola média, finamente picada
- 3 dentes de alho, picados
- 1/2 xícara de salsinha fresca, picada
- 2 ovos
- 1 xícara de farinha de trigo
- Sal e pimenta a gosto
- Óleo para fritar
Modo de preparo
Comece por dessalgar o bacalhau, se necessário, seguindo as instruções do pacote. Cozinhe o bacalhau em água fervente por cerca de 5 minutos. Escorra e desfie. Em uma panela, refogue a cebola e o alho em um pouco de azeite até que fiquem dourados. Em uma tigela grande, misture o bacalhau desfiado, as batatas amassadas, a cebola refogada, o alho e a salsinha. Adicione os ovos, um de cada vez, mexendo bem após cada adição. Acrescente a farinha de trigo aos poucos até obter uma massa homogênea. A consistência deve ser moldável. Tempere a mistura com sal e pimenta a gosto. Lembre-se de que o bacalhau já é salgado, então ajuste o sal de acordo.
Com as mãos levemente molhadas, forme pequenos bolinhos com a massa. Em uma frigideira, aqueça óleo suficiente para cobrir os bolinhos. Frite os bolinhos em lotes até que fiquem dourados por todos os lados. Retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque sobre papel toalha para absorver o excesso de óleo. Sirva os bolinhos de bacalhau quentes, acompanhados de molho de pimenta ou molho tártaro, se desejar.