Continua após publicidade

5 razões por que os mosquitos só picam você

Algumas pessoas são naturalmente mais atraentes para mosquitos e afins; outras se tornam iscas perfeitas devido a certos hábitos ou situações

Por Caroline Randmer
17 fev 2017, 18h21

1. Suor

Faça atividade física no verão e pronto: você vira um prato cheio para pernilongos e outros bichos. Nessa situação, o que atrai os insetos é o ácido lático, substância produzida pelo nosso corpo quando nos exercitamos e que é eliminada pelo suor. O corpo quente também contribui para a atenção dos mosquitos.

2. Tipo de sangue

Todo mundo tem preferências quando se trata do sabor daquilo que comemos, certo?. Com pernilongos e afins não é diferente. Segundo uma pesquisa publicada no periódico americano Journal of Medical Entomology, insetos como esses são mais atraídos pelo odor exalado por pessoas com sangue tipo O. É o seu caso? Então, pode ser essa a resposta para tantas picadas pelo corpo.

Leia mais: 10 perguntas e respostas sobre repelente

Continua após a publicidade

3. Muita cerveja

Curte tomar uma gelada na happy hour com as amigas? Vá com calma! Depois de analisar pessoas que beberam cerveja ou água, pesquisadores americanos descobriram que quem ingeriu o líquido proveniente do trigo se tornou mais atraente aos mosquitos. Aliás, um estudo japonês sugere que esse efeito não é exclusivo da cerveja, mas de qualquer bebida alcoólica. Portanto, segure a onda no bar!

4. Sua genética

Seus genes têm o poder de atrair ou repelir pernilongos – é o que dizem cientistas da London School of Hygiene & Tropical Medicine, no Reino Unido. Eles analisaram a genética de diversos voluntários gêmeos e concluíram que o corpo de algumas pessoas é capaz de produzir uma espécie de repelente natural.

Continua após a publicidade

Fique por dentro: Dossiê: como proteger grávidas e crianças contra mosquitos no verão

5.  Gravidez

Está esperando bebê e notou que os mosquitos estão especialmente viciados em você? A culpa pode ser do dióxido de carbono. Entenda: um estudo britânico publicado na revista científica The Lancet percebeu que, no terceiro trimestre de gravidez, as futuras mamães exalam até 21% mais CO2 do que mulheres não gestantes. Segundo a investigação, isso as torna duas vezes mais atraentes para pernilongos e companhia, que têm uma queda especial por esse gás.

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.