Continua após publicidade

O que acontece quando você não usa protetor em dias nublados

Seu produto fica encostado nos dias em que o sol não está forte? Descubra o que pode acontecer com sua pele e sua saúde

Por Giulia Granchi, Gislene Pereira
Atualizado em 17 fev 2020, 15h08 - Publicado em 29 ago 2017, 18h32

Que atire a primeira pedra quem nunca saiu sem passar protetor solar quando viu que o astro-rei não estava, digamos, tão radiante. Segundo pesquisa da Consulfarma e do IPUPO Educacional, mais da metade da população (65%) não utiliza o produto em dias nublados.

Apesar de o assunto já ter sido muito discutido e sabermos que não é ideal deixar nossa casa sem proteção, às muita gente acha que, pelo fato de o dia não estar no clima do verão carioca, é OK deixá-la de lado — só que não! De acordo com o dermatologista Sergio Schalka, diretor clínico da Medcin Pesquisa Clínica e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a radiação está presente – e pode causar danos – TODOS os dias, não importa a temperatura que o termômetro marca ou se o céu está cinzento. “A nuvem filtra parte dos raios solares, mas não tudo. As radiações são invisíveis, então, só pelo fato de não conseguirmos vê-las, não significa que não estejam chegando até nós”, explica.

Veja também: Cuidado: a forma como você se protege do sol pode estar errada

PROCESSO

A radiação solar cruza silenciosamente as nuvens. Nossa pele tem moléculas que a absorvem e iniciam alguns processos nocivos à nossa saúde, sendo os mais comuns:

Inflamações

A radiação UVB, por exemplo, danifica o DNA das células da pele. “Além de queimaduras, no longo prazo, ela pode causar câncer de pele”, esclarece Sérgio.

Geração de radicais livres

Em excesso, essas moléculas são tóxicas ao nosso organismo. Os radicais passam a agredir estruturas importantes como o colágeno, causando o envelhecimento da pele (incluindo rugas e manchas O que acontece quando você não usa protetor em dias nublados).

Continua após a publicidade

Alteração de imunidade

Os raios solares também baixam a imunidade da pele, abrindo uma porta para infecções como herpes. As alterações podem ter uma duração curta, mas se a exposição se repetir dia após dia, elas demoram mais a sarar.

COMO AGIR

O fato de não ganharmos o tão valorizado bronzeado não quer dizer que as radiações solares não estão alcançando nosso corpo. Por isso, mesmo nos dias nublados e chuvosos, não deixe de lado o protetor solar mais adequado para você – afinal, ele tem o poder de manter a pele jovem por mais tempo e prevenir doenças!

MEDIDA CERTA

Na dúvida de quanto produto adicionar, a dica do médico é medir por colheres de chá:

Continua após a publicidade

Rosto e pescoço : 1 colher
Braços: 1 colher (para cada lado)
Pernas: 2 colheres (para cada lado)
Dorso e tronco: 2 colheres

 

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.