Continua após publicidade

5 fatores que estragam seus dentes e você nem imaginava

Hábitos simples do dia a dia influenciam sua saúde bucal tanto quanto — ou até mais! — que a escovação

Por Caroline Randmer
Atualizado em 15 Maio 2017, 19h21 - Publicado em 15 Maio 2017, 16h42

Escovar os dentes três vezes por dia, passar o fio dental com frequência e usar o enxaguante bucal todas as noites antes de dormir nem sempre é suficiente para garantir a saúde dos dentes. O segredo para um sorriso de dar inveja? A manutenção da colônia de bactérias que vivem em nossa boca, que pode ser influenciada por uma série de fatores que vão além de apenas a higiene bucal.

Fique de olho: algum dos itens abaixo podem colaborar para que suas visitas semestrais ao dentista se tornem mais frequentes.

1. Seu treino

As chances de você respirar pela boca e deixar a região mais ressecada durante a malhação são grandes. Combine isso à acidez e ao açúcar de bebidas esportivas e está aí um prato cheio para os micro-organismos nocivos que querem fazer dos dentes sua morada.

Para não dar chance a eles, opte pela boa e velha água antes e depois dos exercícios. Outra coisa que ajuda é mascar um chiclete sem açúcar durante as atividades para estimular a produção de saliva, que funciona como um detergente natural.

Leia mais: O que desgasta e o que conserva o esmalte dos dentes

2. Sua noite

Aqui, dois fatores entram em cena: os roncos e o bruxismo. “O primeiro causa uma diminuição do fluxo de saliva devido à respiração bucal, o que limita limpeza dos dentes”, explica Alexandre Bussab, cirurgião-dentista da Clínica Brasil Smiles, em São Paulo.

Continua após a publicidade

Já o segundo compromete a estrutura dos dentes por causa da pressão exercida pelos músculos da mandíbula. Para resolver o problema, converse com seu médico sobre acessórios que minimizam tanto os roncos quanto o ranger dos dentes.

3. Medicamentos

Alguns deles causam, além de secura na boca, manchas acinzentadas. Daí a importância de conversar com seu dentista sobre todos os remédios que fazem parte da sua rotina — tanto os que precisam de prescrição quanto os que são vendidos livremente nas farmácias.

Leia mais: Substância que regenera os dentes começa a ser testada

4. Bebidas gasosas

O problema aqui é o ácido carbônico. Alguns estudos preliminares relacionam o consumo de bebidas que levam a substância em sua composição à corrosão do esmalte. “Elas provocam abrasão e, muitas vezes, aumentam a sensibilidade dos dentes”, conta o especialista.

Continua após a publicidade

5. Piercing na língua

O atrito do metal com os dentes provoca um desgaste intenso da região e pode até ocasionar uma fratura, especialmente se ele estiver posicionado próximo à ponta da língua.

 

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.