Continua após publicidade

3 hábitos que você deve mudar para evitar lesões nas articulações

Até mesmo atitudes que parecem inofensivas podem sobrecarregar o corpo e prejudicar seu treino

Por Daniela Bernardi
Atualizado em 2 Maio 2024, 12h53 - Publicado em 12 Maio 2018, 06h46
mulher mexendo no joelho
 (PRImageFactory/BOA FORMA)
Continua após publicidade

Mesmo que você bata cartão na academia, algumas atitudes fora dela podem lesionar suas articulações e até prejudicar o treino. “A longo prazo, uma dor leve tende a se tornar crônica e ser acompanhada por desvios posturais”, alerta a fisiologista do exercício Bianca Vilela, da Bianca Vilela Saúde Corporativa, em São Paulo. Confira abaixo os hábitos que você deve mudar agora mesmo.

1. Usar salto alto

Em excesso, calçar esse tipo de sapato sobrecarrega a musculatura dos pés, pressiona os dedos e até encurta a mobilidade dos tornozelos, o que é péssimo para as corredoras. Solução: limite-se aos saltos de, no máximo, 5 centímetros, e de preferência quadrados.

2. Mexer no celular

Quando inclinamos a cabeça, o peso dela quase quintuplica e, assim, provoca dores no pescoço, que possui poucos músculos. Solução: instale o WhatsApp no computador (se sua empresa permitir) e só responda pelo celular aos e-mails que forem urgentes. De tempos em tempos, direcione a cabeça para trás e olhe o teto para compensar a má postura. Faça três vezes por dez segundos quando sentir a região pesada.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

3. Carregar a bolsa de um lado só

De maneira geral, fazemos tudo com nosso lado dominante. Mas, no caso de levar o acessório sempre no mesmo ombro, o costume pode provocar escoliose (quando a coluna fica desalinhada lateralmente). Daí, no treino, você também fará o movimento com o corpo assim, o que sobrecarrega as articulações. Solução: se não der para usar mochila ou deixar a bolsa mais leve, vá ao trabalho com ela de um lado e volte do outro – ou reveze a cada cinco minutos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.