Continua após publicidade

Treino ajuda a controlar os níveis de colesterol: tipo de atividade influencia

Profissional de educação física aponta quais modalidades são mais indicadas para redução do LDL ou melhora do HDL

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 26 ago 2024, 16h01 - Publicado em 26 ago 2024, 10h00
Veja qual treino é indicado para diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom
Veja qual treino é indicado para diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom (Drazen Zigic/Freepik)
Continua após publicidade

Manter uma rotina de treinos pode ser a ajuda que faltava para você conseguir controlar os níveis de colesterol, uma vez que os exercícios físicos são capazes de diminuir do colesterol LDL (“colesterol ruim”) e com o aumento do colesterol HDL (“colesterol bom”).

De acordo com o profissional de educação física e diretor técnico da Bodytech, Eduardo Netto, diante de um cenário onde quatro entre dez brasileiros possuem nível adulterado de colesterol, a prática de atividades físicas deve ser uma prioridade para gerenciar as altas taxas da substância no organismo, assim como melhorar a composição corporal, regular o metabolismo lipídico e gerar um efeito anti-inflamatório. No entanto, para que o treino seja benéfico, é preciso apostar no tipo certo de exercício.

“No caso do objetivo de redução do LDL, exercícios aeróbicos regulares são mais indicados. Já para incremento do HDL, atividades de alta intensidade e treinamento de resistência são mais eficazes. Importante reforçarmos que a combinação de diferentes tipos de exercícios pode proporcionar os melhores resultados para a saúde cardiovascular”, ele explica.

Como começar a treinar para controlar os níveis de colesterol?

Para quem quer dar o start e abandonar o sedentarismo, o profissional sugere apostar em alguns fatores como:

Continua após a publicidade

“Além disso, buscar apoio e motivação de amigos, familiares ou grupos de apoio pode ser muito útil para manter a constância. Ouvir o próprio corpo e respeitar seus limites, garantindo períodos adequados de descanso, também é crucial”, ressalta Netto. “Essas práticas não apenas contribuirão para a redução dos níveis de colesterol LDL, mas também promoverão uma saúde geral melhorada e um maior bem-estar físico e mental”, complementa.

Por fim, o profissional da Bodytech aponta que, para os adultos, 150 minutos semanais de atividade aeróbica moderada são eficazes na redução dos níveis de LDL. Quanto às crianças, evidências científicas destacam que aquelas que praticam pelo menos 60 minutos de atividade física moderada a vigorosa diariamente apresentam menores níveis de colesterol LDL e melhores perfis lipídicos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.