Agachamentos essenciais para potencializar seu treino de quadríceps

E não só quadríceps: glúteos, posteriores e até abdômen são colocados para trabalhar com estes movimentos

Por Giovana Santos
Atualizado em 16 dez 2024, 10h32 - Publicado em 13 dez 2024, 20h00
agachamento para turbinar
Quer dar um boost no seu treino de pernas no fim do ano? | (drobotdean/Freepik)
Continua após publicidade

Quer dar um boost no seu treino de pernas no fim do ano? Então, vale apostar em algumas das variações de agachamento que separamos.

Os principais responsáveis ​​por conduzir um agachamento são o quadríceps e os glúteos. Quanto mais baixo você se sentar em seu agachamento, mais precisará contrair seus quadríceps e glúteos para voltar a ficar de pé. E quanto mais você trabalhar esses músculos, mais fortes e maiores eles ficarão. “Dentre os benefícios do fortalecimento através do agachamento, está o aumento do volume muscular, aumento da força e potência do quadríceps e glúteos, fortalecimento e proteção das musculaturas que envolvem as articulações do quadril, joelho e tornozelo”, diz Joicy Vanessa, profissional de educação física. Confira algumas opções: 

Agachamentos para turbinar o treino de pernas

1 – Agachamento livre 

Esse tipo mais básico de agachamento usa apenas o peso do corpo para resistência. Quando você começa, a pressão do agachamento deve ser aplicada quase uniformemente nos pés. Imagine um triângulo na sola do pé, com pressão aplicada igualmente em três áreas: na frente do pé, logo atrás do dedão do pé, na frente do pé, atrás do dedo mínimo, e no calcanhar.

  1. Comece com os pés ligeiramente mais afastados que a largura dos quadris e os dedos ligeiramente voltados para fora.
  2. Mantendo o peito para cima e para fora e a pressão uniforme nos pés, contraia os abdominais e transfira o peso de volta para os calcanhares enquanto empurra os quadris para trás.
  3. Abaixe-se e agache-se até as coxas ficarem paralelas com o chão. Se conseguir, agache além.
  4. Mantenha o peito para fora e o núcleo contraído enquanto empurra os calcanhares para voltar à posição inicial. Contraia os glúteos na posição superior.
  5. Execute 10–15 repetições. Trabalhe até 3 séries.

2 – Agachamento búlgaro

Existem duas maneiras de configurar o agachamento búlgaro: com banco normal e com placas de apoio. Algumas pessoas dizem que colocar o pé traseiro em um banco dificulta muito o equilíbrio enquanto segura halteres pesados, aumentando o risco de lesões e reduzindo a praticidade e a eficácia do exercício. Portanto, use o que te deixar mais equilibrado.

  1. Não existe um consenso sobre colocar o pé bastante à frente ou pouco. Mas você deve sentir a maior parte do peso na sua perna da frente e não deve sentir dor ou rigidez excessiva nos joelhos, flexores do quadril, glúteos ou região lombar;
  2. Depois de encontrar a posição do pé que você gosta, pegue os halteres, coloque o pé da frente na posição e coloque o pé de trás apoiado no banco;
  3. Mantendo os halteres em algum lugar entre os quadris e o pé da frente e as costas retas, abaixe os quadris em direção ao chão;
  4. A maior parte do peso deve estar no pé da frente, e o pé de trás deve estar ajudando você a se equilibrar, mas não contribuindo significativamente para o movimento;
  5. Continue descendo até que suas costas comecem a arredondar ou seu joelho traseiro toque o chão;
  6. Mantendo as costas firmes e o peito erguido, empurre o chão com o pé da frente, invertendo o mesmo caminho que você fez na descida.
Continua após a publicidade

3 – Agachamento pistol 

Essencialmente, o agachamento pistol envolve o equilíbrio em uma perna para, em seguida, flexionar o joelho e descer lentamente em direção ao chão. Os braços podem ser estendidos à frente do corpo para ajudar no equilíbrio ou cruzados contra o peito para um desafio adicional de estabilidade. Independentemente disso, é preciso agachar até que a coxa da perna trabalhada esteja paralela ao chão e, quanto mais fundo você for, mais força e mobilidade o movimento exigirá.

  1. Fique em pé sobre a perna esquerda com todo o pé esquerdo firme no chão. Perna direita elevada e estendida à frente do corpo. Estenda os dois braços à frente do peito.
  2. Flexione o joelho esquerdo e desça, jogando o quadril para trás. Estenda os braços para a frente enquanto mantém a perna direita à frente. Continue até que o quadril fique paralelo ao chão ou se aproxime do calcanhar. Mantenha a perna direita elevada durante todo o movimento.
  3. Contraia os glúteos e os isquiotibiais para interromper a descida e, em seguida, empurre o chão com o pé esquerdo para voltar à posição inicial.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.