Qual o tênis ideal para corrida ou caminhada?
Independente da atividade escolhida, é preciso avaliar determinados pontos para escolher o melhor calçado para evitar riscos de dores nos pés ou lesões

Corrida ou caminhada são atividades que pedem um acessório fundamental para ajudar com o desempenho e também ajudar a evitar lesões: o tênis. E atualmente são diversos tipos de tênis para as mais variadas distâncias e objetivos do atleta. Mas, afinal, qual é o tênis ideal?
De acordo com estudo publicado no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, onde diversos corredores foram questionados sobre os fatores de riscos associados a lesões relacionadas à atividade física, 91% acreditavam que o tipo de tênis influencia no risco de lesões e, dentro disso, 84% falavam que o tênis inadequado pode ser o grande vilão para lesões.
Porém, segundo o estudo da revista Frontiers in Sports and Active Living, não há evidências científicas consistentes que constatem os paradigmas sobre o tipo de tênis influenciar ou não no risco de lesões. Os autores do estudo indicaram que os profissionais de saúde considerem abordar individualmente cada atleta na hora de escolher o tênis ideal para corrida ou caminhada.
Quais as dicas dos profissionais sobre qual o tênis ideal?
Para o Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva, a escolha do tênis ideal é extremamente importante, pois “o mesmo desempenha um papel fundamental tanto na performance quanto no conforto e prevenção de lesões. Ele é responsável pela absorção do impacto, funciona como suporte para diferentes tipos de pisada, pode garantir estabilidade e equilíbrio, conforto e desempenho”.
O profissional ainda ressalta que o objetivo da atividade física também interfere na escolha do tênis ideal. “Os tênis para corrida precisam de um sistema de amortecimento mais sofisticado, o que é importante nesta atividade. Outro ponto é : se tiver uma pisada muito alterada, pronada ou supinada, deve-se fazer um teste e escolher um tênis adequado para a situação, quer seja corrida ou caminhada”.
São basicamente dois tipos de testes que é possível identificar o tipo de pisada: o teste simples da pisada – chamado de Teste da Pisada no Papel – e a baropodometria. “Ainda existe um teste mais sofisticado para algumas situações que é a análise de marcha em esteira com filmagem”, explica Dr. Marcos.
Algo que também pode acontecer é comprar um tênis e não se adaptar a ele, passando a sentir dores após a atividade física. O personal trainer Evandro Félix da Silva dá a dica: “Se o tênis é o modelo adequado para sua pisada e ainda assim você sentiu dores, precisamos identificar a sua aptidão física para o momento. O sobrepeso pode gerar tal problema, por conta da pressão e pela falta de condicionamento físico mesmo. Adequar o estímulo para caminhadas inicialmente e fortalecimento com uma orientação de um profissional de educação física e que tenha o estímulo correto para dar sequência e com o devido respaldo”.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.